Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Aroldo

CONSORCIO BRASIL CENTRAL, um novo desenho de gestão pública descentralizada - Por Francisco Aroldo


CONSORCIO BRASIL CENTRAL, um novo desenho de gestão pública descentralizada - Por Francisco Aroldo - Gente de Opinião

Para aqueles que ainda não sabem e para aqueles que acompanham de perto esse consórcio público chamado de Brasil Central é uma entidade associativa de caráter público, composta pelos estados do Maranhão (MA), Mato grosso (MT), Mato grosso do Sul (MS), Goiás, (GO), Rondônia(RO), Tocantins (TO) e pelo Distrito Federal (DF).

Isso mesmo. Seis estado da Federação e mais o Distrito federal criaram em 2017 um mecanismo estratégico de planejamento e gestão de planos e projetos em conjunto que visam auxiliar a gestão pública e o desenvolvimento das ações de incentivo ao progresso e a prosperidade, respeitando as vocações de cada unidade.

Percebe-se que desde 2015 até meados de 2017 foi um trabalho de reuniões e convencimento, estudos jurídicos e cenários políticos e econômicos encomendados pelas sete equipes técnicas que acabaram por culminar na criação do primeiro consorcio interestadual bem no meio do país.

O presidente este ano do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central é o governador de Mato Grosso, Pedro Taques.

Ele assume mandato de um ano no lugar do governador de Goiás, Marconi Perillo.

A cerimônia foi no Palácio do Itamaraty, durante o Seminário Brasil Central: Transpondo Barreiras e Ampliando Fronteiras.

O Consórcio Brasil Central foi criado com o objetivo de fomentar o crescimento individual e regional com base na cooperação entre os chefes dos Executivos locais.

Do ponto de vista da produção agropecuária - nota-se que desde 2012 vem salvando o PIB brasileiro, os números do somatório dos PIB desses sete são como um país da Europa.

E ainda que o sistema de escoamento dessa produção segue pelo estado de Rondônia, no caso das bacias do Madeira e Rio Negro e pelo extremo do mapa desenhado com o consórcio temos a saída de produtos pelo Maranhão.

Muito inteligente e produtivo esse consorcio.

Tem também uma questão de politica institucional nisso, imagina o resultado do desempenho medido pelos estados unindo-se ao Distrito Federal (DF) e a possibilidade de novos desenhos geográficos e de geopolítica para a próxima década.

Vamos seguindo.

A década de vinte do terceiro milênio está a caminho, tudo poderá ser diferente para o povo,para as empresas e administradores públicos desse pedaço central de Brasil novo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grandes Cidades têm comunidades de mortos vivos

Grandes Cidades têm comunidades de mortos vivos

Estimados leitores dessa minha coluna, esse artigo de hoje dia 02 de junho traz mais um dos vários alertas que tenho publicado; muitas vezes alertas

Aprovada na CCJ do senado texto de PEC que indica fim da reeleição no Brasil e traz os mandatos de cinco anos com eleições unificadas em 2034

Aprovada na CCJ do senado texto de PEC que indica fim da reeleição no Brasil e traz os mandatos de cinco anos com eleições unificadas em 2034

Eu li ontem na página do senado federal uma matéria extremamente útil e importante para a democracia no Brasil (fiquei motivado e alegre de verdade)

Sobre o conclave no Vaticano, guerras de ideologias, as tarifas globais e o Oraculo de Delfos

Sobre o conclave no Vaticano, guerras de ideologias, as tarifas globais e o Oraculo de Delfos

Caríssimos leitores desta coluna, estamos no mês de maio. Para o mundo católico é o mês de Maria a mãe de Jesus, o Cristo de Paulo (de Deus).Me veio

Sobre o tempo das coisas na linha humana e na linha de Deus

Sobre o tempo das coisas na linha humana e na linha de Deus

Hoje é dia 30 de abril no nosso calendário neste planeta Terra que curiosamente tem muito mais de ¾ da sua superfície envolto em águas salgadas que

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)