Porto Velho (RO) quarta-feira, 16 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Adiamento da reabertura de parte da economia.


Adiamento da reabertura de parte da economia. - Gente de Opinião

Chegando o final de maio e vemos em Rondônia e na capital, distanciamento social entre Estado, Mercado e sociedade civil organizada, como nunca houve.

Essas últimas quatro semanas deveríamos ter ampliado o Comitê de Crises, deveríamos ter recebido oxigênio de ideias e formas melhoradas de tomar decisões para o bem de todos, mas vemos mecanismos simples que salva vidas e a economia relegadas ao esquecimento por parte daqueles que estão a frente de decisões estratégicas e de maior efetividade no caso do combate a COVID 19 nos municípios e na capital Porto Velho.

Mais uma vez, ostracismo e indiferença a participação de associações, sindicatos, empresas e da sociedade civil como um todo é marca dos novos tempos na administração pública.

Em tempos de crise, rezam os livros de história antiga e recente, que executivos de toda sorte, muitas vezes por assimetria com tempos normais, ou por vaidades e medos pessoais, retardam decisões simples e menos afetadas.

Por essa semana, aqui no nosso dia a dia de rondonienses, vemos 100% dos leitos de UTI ocupados, duas obras de reformas de unidades médicas em andamento e a distribuição de parcos 100 mil testes rápidos para averiguação da doença chinesa sendo distribuídos para uma população de mais de 1.6 milhões (segundo o IBGE) e lockdown pipocando no interior.

A segunda e a terceira etapas do plano estão comprometidas.

E decisões urgentes para recompor e salvar vidas devem ser cobradas severamente.

Empresas (mercado) e a sociedade civil organizada devem provocar maior interesse em harmonizar suas sugestões e efetiva participação com o primeiro setor enquanto o leite ainda não foi todo derramado.

Graça e Paz

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

O lançamento oficial do PROJETO AMACRO

O lançamento oficial do PROJETO AMACRO

Desde o ano de 2018 tenho escrito artigos sobre vários programas e propostas de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. O leitor desta coluna

Pesquisa do Instituto Locomotiva do Rio de Janeiro

Pesquisa do Instituto Locomotiva do Rio de Janeiro

Foi divulgado no mês de abril passado uma pesquisa do Instituto Locomotiva, com sede administrativa na cidade do Rio de Janeiro, a respeito dos impa

Comissão mista no Congresso que analisa reforma tributária emite relatório

Comissão mista no Congresso que analisa reforma tributária emite relatório

Enquanto os congressistas nacionais não chegam a consenso sobre ajustes na casa de quase 20 Bilhões, ainda a respeito do orçamento de 2021, a votaçã

Receitas do estado de Rondônia em 2020

Receitas do estado de Rondônia em 2020

No final do mês de fevereiro desse ano fiz uma análise dos virtuosos números e do belo desempenho de Rondônia na arrecadação do primeiro ano da pan