Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

A esquizofrenia zumbílica polarizada, de novo - Por Aroldo Vasconcelos.


A esquizofrenia zumbílica polarizada, de novo - Por Aroldo Vasconcelos. - Gente de Opinião

Diz os dicionários o seguinte sobre esquizofrenia: A primeira descrição detalhada do grupo de quadros que hoje chamamos de "esquizofrenia" foi feita por Kraepelin, por volta do início do século XX. Kraepelin denominou este transtorno de "dementia praecox" ("demência precoce"), porque ocorria uma degeneração do funcionamento mental ("demência"), basicamente em indivíduos jovens ("precoce").

Sobre zumbis, os mesmo dicionários dizem o que segue: é uma criatura cujo estereótipo se define, nos livros e na cultura popular, como um cadáver reanimado usualmente de hábitos noturnos, que vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva; um morto-vivo; um ser privado de vontade própria sem personalidade. Histórias de zumbis têm origem no sistema de crenças espirituais e nos rituais do vodu haitiano: segundo crenças populares, o vodu faz com que uma pessoa morta volte à vida à procura de vingança com aquelas pessoas que lhe teriam feito mal. Histórias contam sobre trabalhadores controlados por um poderoso feiticeiro.

Esses dois aspectos parecem ser recorrentes no Brasil, a primeira vez foi entre os anos de 2014 e 15 e agora de novo nesse ano, com possibilidades de se estender dessa vez até 2020, no minimo.
Polarizada está, de novo.

Vimos o que ocorre depois de 18 ou 24 meses, possivelmente veremos novamente.

Uma excelente semana se aproxima para analisar bem os possíveis cenários do Brasil para os próximos 10 anos, tendo que fazer nossas escolhas.

Entre tantas possibilidades, entramos na corrida do segundo turno com a grande responsabilidade de escolher e segurar, com responsabilidade, o fruto dessas escolhas.

Deus seja nosso guia, Ele seja louvado, sempre.

Outubro curto, com possibilidades de novembro e dezembro mais rápidos ainda.

Deus salve a América, pois somos americanos.

Mas também é muito bom recorrer a Maria.

Maria Aparecida, padroeira do Brasil, mãe de todos, rogai por nós que recorremos a vós.

Portanto: Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Bom dia mundo maravilhoso. Eu Fui fabricado no Maranhão, pelo meu pai Francisco Paulo e minha mãe dona Erani, numa cidade chamada Buriti do Maranhã

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Dia 20 de março vimos essa notícia em todos os jornais do pais: ”O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a Selic em

O Brasil precisa retomar debates democráticos

O Brasil precisa retomar debates democráticos

Caros amigos e amigas leitores dessa minha coluna, gostaria de fazer com vocês o registro de uma pesquisa intitulada: Nós e as Desigualdades 2022, p

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Quero saudar a todos os meus amigos e amigas, leitores da minha coluna onde tentamos colaborar desde 2016 com os temas sociais, políticos, econômico

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)