Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

ACRM

DIA DO BASTA


DIA DO BASTA - Gente de Opinião

                                                  

Por William Haverly Martins

O povo brasileiro demora a acordar, principalmente a juventude, mas quando acorda, decide. Lembram-se dos Caras Pintadas? O movimento nacional – DIA DO BASTA - marcado para sábado, 21/04, coincidindo com a morte de Tiradentes e com a inauguração de Brasília, é mais um indício de saturação e mudança na vigorosa opinião pública brasileira. 

A Inconfidência Mineira (1789), de Tiradentes e importantes representantes da sociedade, inspirada nas ideias iluministas da França e influenciada pela Independência dos EUA, foi o mais reverberante clamor pela independência do Brasil, de todos os movimentos separatistas que precederam o brado de Independência de Don Pedro I. De Tiradentes lembramos uma das suas famosas frases porque continua atualíssima: “Se todos quisermos poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la.”

De Brasília, exceto os traços magistrais de Niemayer e o paisagismo de Lúcio Costa, embora ambos descaracterizados pelo inchaço da incompetência, não temos boas recomendações, pelo que a cidade se transformou: o símbolo da corrupção nacional, a cidade mais despudorada de toda a Nação, com sérios reflexos para o resto do país, pois que centro de irradiação política. Nem a maturidade de seus 52 anos a transformaram numa senhora séria, onde os três poderes independentes, ao mesmo tempo se interagissem e se completassem para o bem de todos e o progresso da Nação. Hoje já não se sabe qual dos poderes é o mais corrupto, nem quais as prerrogativas de cada poder - todos legislam, todos mandam, todos transgridem e punição é para poucos, bem poucos: precisamos de uma redefinição para o significado de punição para os Três Poderes. Neste clima, movimentos, como o DIA DO BASTA, ganha corpo e adesões das mais significativas, principalmente com as ferramentas sociais – facebook e twitter.

Domingo passado, no programa Viva Porto Velho, às 12h na Rede TV (Vídeo AQUI), cheguei a cobrar upgrade aos políticos e sugeri um novo hardware na consciência e novos softwares de competência, além de um antivírus contra a corrupção. Não dá mais pra conviver com as justificativas sem sentido de nossos dirigentes, com atitudes impudentes de nossos políticos, o povo precisa tomar a iniciativa, dar um BASTA à corrupção e à incompetência, vangloriando a MERITOCRACIA, mediante a exigência de reformas políticas urgentes.   

As hostes rondonienses também estão dizendo presente porque convivem com o dia a dia da corrupção e incompetência que grassa este país de ponta a ponta. Porto Velho e demais municípios de Rondônia há muito vem sofrendo com corrupção, apadrinhamento, cargos “ditos” de confiança, retorno de político “sanguessuga”, ficha suja se dizendo ficha limpa, incompetência dos mais variados naipes em plena campanha para prefeito. Diga NÃO a tudo isto, venha participar da concentração, neste sábado, dia 21 de abril, na Praça Getúlio Vargas, a partir das 9h.

Dizer BASTA significa não compactuar com as atitudes erradas de nossos governantes e cobrar comportamento ético aos nossos políticos. Chega de indiferença, não basta se indignar, tem que participar. Vamos à luta, acreditando na máxima de Tiradentes: Sim! nós podemos fazer deste país uma grande nação.


Williamhaverly@gmail.com

Baiano de nascimento, mas rondoniense de paixão, professor, escritor, presidente da ACRM - Associação Cultural Rio Madeira e Vice-presidente da ACLER – Academia de Letras de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre ACRM

NÃO PERGUNTES POR QUEM OS SINOS DOBRAM - NECROLÓGIO DO ACADÊMICO HERCULANO MARTINS NACIF

NÃO PERGUNTES POR QUEM OS SINOS DOBRAM - NECROLÓGIO DO ACADÊMICO HERCULANO MARTINS NACIF

  Por William Haverly Martins Só os poetas são donos do privilégio inominável de ser ele mesmo e o outro ao mesmo tempo, só eles conseguem ingressar o

ASSOCIAÇÃO CULTURAL SE REÚNE COM GENERAL DA 17ª BRIGADA PARA FALAR DE PROJETOS CULTURAIS DO EXÉRCITO EM RO

ASSOCIAÇÃO CULTURAL SE REÚNE COM GENERAL DA 17ª BRIGADA PARA FALAR DE PROJETOS CULTURAIS DO EXÉRCITO EM RO

Presidente da ACRM, Francisco Lima e o general Novaes Miranda em reunião na 17ª Brigada Hoje, 26 de março, a Associação Cultural Rio Madeira, represen

MANIFESTO 'VIVA MADEIRA-MAMORÉ'

MANIFESTO 'VIVA MADEIRA-MAMORÉ'

  A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) esteve conectada à extração da borracha desde o ano de 1903, a partir do Tratado de Petrópolis entre Brasil

Integrantes da ACRM visitam obra de restauração da antiga Câmara Municipal

Integrantes da ACRM visitam obra de restauração da antiga Câmara Municipal

Ontem, dia 31 de janeiro de 2014, por volta das 09h30 da manhã, vários integrantes da Associação Cultural Rio Madeira, ciceroneados pelo presidente Wi