Segunda-feira, 17 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Vereadores de Porto Velho omissos na fiscalização do Poder Executivo e mal afamados vão tentar a reeleição


Vereadores de Porto Velho omissos na fiscalização do Poder Executivo e mal afamados vão tentar a reeleição - Gente de Opinião

O conceito do multiverso

Só aceito pela ficção, o conceito de multiverso supõe que além do universo em que estamos existem outros, paralelos, nos quais também vivemos, mas de forma diferente e simultânea. Nesse caso, pode ser que em um universo a ameaça de apocalipse climático é respondida com medidas preventivas, enquanto em outro prevalece o negacionismo, nada é feito e a destruição elimina a humanidade. Como a vida e a humanidade não são objeto de aposta, é racional prevenir para não ter que remediar.

Existe a perspectiva de que apesar da insensatez de modelos econômicos baseados na destruição ambiental o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nos reservem invenções surpreendentes e ainda inimagináveis para amenizar ou resolver os problemas que agora parecem inevitáveis ou irreversíveis. Não se pode contar demais com um futuro autorregulado, mas uma atitude sensata é ao mesmo tempo prevenir catástrofes e apostar na ciência.

Está em testes um equipamento capaz de clarear nuvens a ponto de torná-las espelhos para refletir de volta parte dos raios solares, que não chegando ao solo refrescariam a Terra. Quando o físico britânico John Latham deu a ideia, em 1990, parecia loucura. O governo dos EUA ainda não está convencido de que a máquina do espelho vai funcionar e há quem suponha que alterar o clima traz castigos. Em todos os casos, o melhor a fazer é prevenir e torcer para que os cientistas tenham sucesso.

.........................................................................................

Poder feminino

Nos bastidores políticos se fala que o governador Marcos Rocha (União Brasil) deverá disputar uma cadeira ao Senado em 2026, numa dobradinha com o atual prefeito Hildon Chaves (PSDB) ao governo estadual num projeto que vai ganhar grande força com a eleição da ex-deputada federal M\ariana Carvalho a prefeitura de Porto Velho. Rocha também articula a candidatura da esposa Luana Rocha, atualmente no primeiro escalão de seu governo, para disputar uma cadeira  a Câmara dos Deputados. Luana tomou gosto pela política e se transformou numa figura onipresente nos eventos políticos.

Difícil reeleição

Omissos na fiscalização do Poder Executivo, mal afamados com tantos negócios desencadeados pela política e pelo exagerado número de parentes e apaniguados em cargos comissionados, os vereadores de Porto Velho – exceto dois ou três inelegíveis – vão tentar a reeleição nesta temporada. Pelo desempenho pífio, muitos legislando em causa própria, sequer lendo os projetos de lei emanados do Executivo, poucos merecem a reeleição. No entanto com a estrutura montada, quase uma dúzia terá condições de conquistar mais um mandato.

Pura precipitação

Os adversários estão vendo como pura precipitação, o ex-governador Ivo Cassol (PP) querer impor a antecipação do processo sucessório estadual nas eleições de 2026. Ele já avacalhou com o ex-governador Confúcio Moura (MDB) e agora caça encrenca com o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB). Nenhum dos atacados se manifestou ainda com relação as espinafradas do ex-governador e se forem sapientes nem vão dar bola. Ivo nem está elegível ainda para cantar de galo. Precisava pelo menos conquistar a elegibilidade para então buscar confusão com os adversários.

Jogo de estratégia

O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) e o deputado federal Mauricio Carvalho (União Brasil), principais artífices da candidatura de Mariana Carvalho (União Brasil) a prefeitura de Porto Velho tem um baita desafio pela frente. A questão é unir as lideranças desta grande coalizão com muitos com interesses dispares para as eleições de 2026, para que a nau chapa branca não naufrague ao longo da campanha. Nos bastidores, se sabe, que a ex-deputada foi imposta goela baixo no União Brasil tomando a candidatura natural que seria do deputado federal Fernando Máximo. O fato trouxe muitas ranhuras na aliança.

Voltando as lides

O ex-governador Ivo Cassol (PP) está convencendo o ex-vereador e ex-deputado estadual Everton Leoni a voltar as lides políticas e disputar cargo eletivo em 2026. Se depender do ex-governador, Leoni, com uma trajetória brilhante na comunicação desde os idos da Rádio Eldorado e Caiari nos anos 80, e agora como presidente de uma verdadeira rede de rádio e televisão no estado, tem tudo para emplacar novamente. Leoni está livre das amarras da justiça eleitoral, portanto elegível. Reabilitado, ele disputaria uma cadeira a Assembleia Legislativa, mas Ivo quer ele na nominata do seu partido Câmara dos Deputados em 2026. Everton já está se animando.

Via Direta

*** Os petistas e bolsonaristas ficaram decepcionados com a absolvição do senador Sergio Morto no Supremo. Já estavam até lançando seus candidatos ao Senado no Paraná *** O pré-candidato a prefeito pelo PDT em Porto Velho Célio Lopes ultima preparativos para a formação da chapa de vereadores que será homologada nas convenções de julho. Ele também abriu consultas para indicação do seu vice *** A esquerda de Porto Velho conversa, confabula, teoriza, se farta de entendimentos na mesa de negociações, mas não decide se unificar para enfrentar os adversários bolsonaristas *** O segmento é desunido e presa fácil para a direita da capital, com nomes pesos pesados para a disputa do Prédio do Relógio.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A união das forças de esquerda é a melhor estratégia para enfrentar os poderosos de Porto Velho

A união das forças de esquerda é a melhor estratégia para enfrentar os poderosos de Porto Velho

Recado do climaQuem ainda se lembra do tempo em que existia chocolate? Esta pergunta começará a ser feita dentro de uma década, a julgar por estima

O leitor está fazendo suas contas a respeito da eleição em Porto Velho e eu as minhas

O leitor está fazendo suas contas a respeito da eleição em Porto Velho e eu as minhas

Popularidade em baixaAmeaçado pela III Guerra Mundial, ao peso combinado das crises econômica, ambiental e climática, não há país imune aos reflexo

Mariana Carvalho e Leo Moraes vão levar mais bordoadas nesta campanha

Mariana Carvalho e Leo Moraes vão levar mais bordoadas nesta campanha

Em preparoDiariamente espécies ainda desconhecidas de plantas e animais se incorporam ao conhecimento geral sobre a Amazônia. São descobertas que ma

O grupo político da esquerda em Porto Velho está enfraquecido e muito dividido

O grupo político da esquerda em Porto Velho está enfraquecido e muito dividido

Roubado, como sempre É natural a curiosidade despertada pela descoberta entre quinquilharias na República Checa de um filme sobre a Amazônia rodado

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)