Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Passou da hora da prefeitura de Porto Velho e o governo somar forças para combater o colapso na saúde


Passou da hora da prefeitura de Porto Velho e o governo somar forças para combater o colapso na saúde - Gente de Opinião

Haverá consequências

Circulam mundo afora notícias de cortar o coração tratando das perdas e sofrimentos de grandes astros do cinema que perderam belas propriedades com os incêndios que assolaram o Oeste dos Estados Unidos sem poupar o charme e o glamour de Hollywood.

Os grandes do cinema desesperados com o fogo montaram um cenário só possível antes na imaginação dos roteiristas de cinema e séries. Aliás, os fãs da famosa série Grey’s Anatomy, muito apreciada no Brasil, terão que esperar mais tempo para ver novos episódios porque a produção foi interrompida pelos incêndios. Na Amazônia, o ano de 2024 registrou um recorde de incêndios, mas essa dura realidade, que afeta o mundo e representou sofrimento para muita gente, não teve a mesma repercussão.

Os negacionistas atribuem as ocorrências a fatos ou pessoas isoladas, sem compreender que a ciência não se baseia em suposições, opiniões ou adaptações à vontade do analista. Crenças religiosas e conclusões científicas errôneas são derrubadas frequentemente pelo avanço das pesquisas, sobretudo por conta das descobertas da física quântica e a rápida ascensão da Inteligência Artificial. Nesse caso, a observação criteriosa da realidade é a única forma de se prevenir contra a desinformação.

Seria ingenuidade supor que os incêndios da Califórnia norte-americana ou da Amazônia sul-americana deixarão de ter consequências no mundo, até porque tudo tem consequências.

......................................................................................................................

Colapso na saúde

Passou da hora da prefeitura de Porto Velho e o governo do estado somar forças a esfera federal para combater o colapso na saúde da capital rondoniense. Sempre teve um jogo de empurra entre prefeitos e governadores no tocante ao atendimento da saúde empurrando está triste situação com a barriga e ao final a população sacrificada. A saúde foi um calcanhar de Aquiles para a gestão municipal anterior, mas o governo estadual também não teve competência para melhorar o setor. Na gestão Moraes se vê que é prioridade com todos os esforços se encaminhando no sentido de recuperar a saúde local. Mas isoladamente não terá sucesso.

A regionalização

Nas primeiras articulações visando a sucessão estadual se vê um processo de regionalização das candidaturas. Vejam os casos de alguns postulantes: O senador Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná), pela região central, o senador Jaime Bagatoli (PL) por Vilhena e Cone Sul rondoniense, o prefeito Adailton Fúria por Cacoal e Região do Café, o senador Confúcio Moura (MDB) por Ariquemes e Jaru, Vale do Jamari e Bacia Leiteira, o ex-prefeito Hildon Chaves (PSDB) e o atual vice-governador Sergio Gonçalves (União Brasil) pela capital, ou Fernando Máximo (União Brasil).

Chapa poderosa

Lideranças partidárias e alguns deputados estaduais não acreditam que o vice-governador Sergio Gonçalves (União Brasil) tenha força e prestigio eleitoral suficiente para disputar com chances o governo estadual nas eleições do ano que vem. Por isto eles articulam que a composição chapa branca seja formada pelo deputado federal Fernando Máximo (União Brasil-Porto Velho) a govenador, deputada federal Silvia Cristina (PP-Ji-Paraná) e o governador Marcos Rocha (União Brasil –Porto Velho) na disputa de uma das suas cadeiras ao Senado A aliança ainda teria o apoio do prefeito da capital Leo Moraes (Podemos). Uma chapa, de fato poderosa.

 Completando 42 anos

O município de Costa Marques, completou neste início de fevereiro 42 anos de emancipação política e administrativa de Guajará Mirim. Uma cidade aprazível, turística, onde está sediado o Forte Príncipe da Beira, um importante monumento histórico da colonização portuguesa no Brasil. Localizada no Vale do Guaporé, a região também é propicia para a pesca atraindo turistas de várias regiões do País. Projeta-se Costa Marques nos próximos anos com balsas para a travessia do rio Mamoré, na divisa com a Bolívia, para ampliar os acordos comerciais com o país vizinho.

A lua de mel

Com a extinção do ponto eletrônico para os professores e profissionais da educação do município de Porto Velho, o prefeito Leo Moraes entrou definitivamente em lua de mel com a educação. Já no primeiro mês de gestão ele cumpriu vários compromissos de campanha e tem acelerado sua administração para melhorar setores vitais, como a saúde. Outras medidas populares foram adotadas, como esticar o pagamento do IPTU com desconto de 10 por cento até março, extinção do pagamento para a população de Porto Velho nas tarifas cobradas no complexo da estrada de ferro Madeira Mamoré, entre outras medidas. E sempre que lembra, pau no antecessor, o Hildão!

Via Direta

*** Como já foi anunciada, a licitação para a concessão para a pavimentação da Br- 364 no próximo dia 27, trará sete praças de pedágios entre Porto Velho e Vilhena. Vai ficar salgado viajar de carro ou transportar soja em Rondônia de caminhão. A chiadeira é grande desde já *** O sonho dos bolsonaristas é o impeachment do presidente Lula e do ministro Alexandre Moraes *** Mas com tantos parlamentares com vida pregressa e um cipoal de rabos amarrados está difícil da coisa acontecer. É só bater o pé que correm da raia *** A Zona Leste da capital segue espichando com novos moradores e ganha novas unidades de supermercados na região dos bairros Mariana e Ulysses Guimarães.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)