Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os rancores ideológicos e apenados nas ruas


Os rancores ideológicos e apenados nas ruas - Gente de Opinião

Os rancores ideológicos

O presidente Luiz da Silva fala muito e convictamente sobre tudo, hábito adquirido nos tempos em que os ventos da economia mundial eram favoráveis, sua popularidade superava os 80% e até lapsos verbais eram recebidos com bom humor. Nos tensos dias atuais, porém, qualquer deslize verbal ou afirmação dúbia causam problemas na economia. O mercado não é só nervoso: é assustadiço. Sua interpretação pode levar a ganhos ou perdas de bilhões, o que aconselha os líderes políticos a deixar os improvisos de lado e só declarar o que não causará abalos.

Na Espanha, Lula disse bem que é possível dobrar a produção agrícola sem desmatar a Amazônia, apenas recuperando áreas degradadas, estando a floresta disponível para pesquisadores do mundo inteiro fazer ciência. São focos positivos e animadores. Mas aí emendou o discurso ideológico e diminuiu o valor do que disse embutindo rancores ideológicos, ao dizer que a extrema-direita destruiu o que ele e sua turma fizeram em doze anos.

A única forma de vencer a extrema-direita é unir o país em um projeto de nação. Um presidente democrático governa para todos, sem ficar preso a um palanque eleitoral, como faz Lula, nem ao cercadinho de fiéis bajuladores, como Bolsonaro. Esses rancores não interessam nem ao PT e impedem o governo de montar uma frente ampla no Congresso. Com isso, favorecem ao Centrão só aprovar matérias com os cofres nacionais escancarados.

..............................................................................................

Os predadores

Em todas as eleições a Assembleia Legislativa os vereadores de Porto Velho conseguem pelo menos emplacar duas cadeiras e esta tradição tem sido mantida através dos anos. No entanto, os deputados estaduais que perdem eleição, geralmente não conseguem obter vagas na Câmara de Vereadores de Porto Velho. No pleito do ano que vem pelo menos meia dúzia de ex-deputados estaduais entram na peleja das 21 cadeiras (foram ampliadas agora para 23) tornando a disputa mais acirrada. Que vençam os melhores!

As providências

Para tentar se proteger dos predadores oriundos do legislativo estadual, os vereadores tomaram algumas providências. A primeira foi ampliar o número de vagas no Legislativo do município, a segunda realizar sessões itinerantes pelos distritos mais populosos, como União Bandeirantes, Jacy-Paraná, Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Rio Pardo, Calama e São Carlos. A Ponta do Abunã repleta de ex-moradores do interior rondoniense é cobiçada pelos políticos que tem aumentado as visitas naquela região impulsionada pelo agronegócio.

Haja espetinhos

Com muitos estabelecimentos comerciais fechando em Porto Velho e com isto gerando desemprego, ou empregos pouco remunerados, temos uma verdadeira corrida a venda de espetinhos. Uma das avenidas mais movimentadas da capital, que é a Mamoré a iniciativa se generalizou. Em quase toda esquina a atividade está presente, lembrando na década passada a venda de cachorro quente, cujas carrocinhas eram vistas em todos os quadrantes da capital. O exagero do lançamento dos espetinhos vai redundar em prejuízos, como já ocorreu com a mania em outras atividades, hotéis, por exemplo, hoje muitos fechados ou alugados.

Apenados nas ruas

O final de semana foi marcado pela soltura, aquela chamada saidinha, de 112 apenados do sistema prisional em Porto Velho, liberados pela justiça pelo bom comportamento. Uma cidade onde existem mais de 2 mil procurados por todo tipo de crimes, de latrocínios, assaltos a estabelecimentos comerciais a estupros, rolou uma baita temeridade para aumentar a criminalidade. Ao final da saidinha, muitos não voltam, tantos participam de roubos e não raramente também depenam residências pelas madrugadas ou participam de embates pelas facções.

Nas mídias sociais

Acompanho pelas mídias sociais as reclamações dos consumidores sobre o péssimo atendimento prestado pelo comercio lojista e supermercados na capital rondoniense. Vejo também os entes ligados a esta prestação de serviços se fazendo de “gatos mortos” com relação ao aperfeiçoamento das atividades dos atendentes. As autoridades municipais e estaduais, interessadas em alavancar o turismo, poderiam patrocinar cursos de aperfeiçoamento, já que este segmento também pode ajudar a vitaminar o turismo em Porto Velho tão pouco explorado.

Via Direta

*** Depois do sucesso nas esferas mais abastadas do Ecoville, Verana e Alphaville, mais dois condomínios de luxo serão lançados em Porto Velho no meio do ano *** A ouro e a política soçaites investem em casas de luxo nos condomínios da moda da capital e a soja soçaite trilha no mesmo caminho nas regiões do agronegócio, como Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura e Ji-Paraná *** A tráfico soçaite investe na eleição de políticos *** O mês de  maio até reagiu com o Dia das Mães, uma das datas mais festejadas pelo comércio lojista na capital rondoniense *** Depois de algum tempo encontrei amigos diletos, dos quais sou fã, ainda na ativa, como o ex-prefeito de Porto Velho Sebastião Valadares e o economista, poeta e escritor Silvio Persivo. Vida longa, gente! 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Jogos de cena protagonizados pelo governador Marcos Rocha foram desvendados

Olhar e verSe o conselho de olhar para os lírios do campo ensina que a natureza tem regras permanentes, olhar para as borboletas pode ensinar como a

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Rondônia lascada, a grande jogada e como entender?

Haverá retorno?As profecias sobre o fim do mundo que se avolumaram no final do século XX tinham um defeito elementar: datas previstas. Menos exato,

Racha consumado, mala e cuia, caminho aberto e baita renovação

Racha consumado, mala e cuia, caminho aberto e baita renovação

Aviso sérioEm tempos de Fórum Econômico Mundial, reunião anual dos líderes do mundo para discutir o futuro de oito bilhões de seres humanos, o plane

Os políticos de Rondônia falharam miseravelmente com a concessão da BR-364 e na luta pelas tarifas aéreas

Os políticos de Rondônia falharam miseravelmente com a concessão da BR-364 e na luta pelas tarifas aéreas

Novos medos  Depois da surpreendente ação dos EUA na Venezuela, em que métodos de ataque mantidos em segredo e máscaras de distração derrubaram com

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)