Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O jogo de estratégia dos caciques políticos rondonienses é muito parecido


O jogo de estratégia dos caciques políticos rondonienses é muito parecido - Gente de Opinião

Falta preparo

Com a democracia sempre frágil, sofrendo ataques frequentes de radicais e malucos, crentes em que os problemas do país serão resolvidos com propaganda, atos de força ou intervenção de ETs, costuma-se dar muito crédito aos caciques políticos, embalados pela sede de poder. Talvez seja também a hora de ouvir os verdadeiros caciques, dos diversos povos da floresta, para sair do caldeirão infernal das ambições políticas para cair na realidade.

Ouvir, por exemplo, alguém que une a posição de cacique indígena com a de cacique político: Ninawa Huni Kui, deputado federal que representa o território Hênê Bariá Namakiá, no Acre. Nem por suas posições políticas, nem por sua posição na aldeia Yskuiá Yuxibú, mas pela visão macro, pensando no geral e não no particular. Para ele, a recente grande cheia, a segunda em oito anos, mostrou que os governos federal, estadual e prefeituras estão despreparados diante do acúmulo de ocorrências climáticas extremas, com o que todos sofrem, sobretudo os indígenas e ribeirinhos. O foco da questão, nesse caso, é a palavra preparação.

Sem planejamento bem definido, contemplando cenários de curto, médio e longo prazos, um governo é uma colcha de retalhos mal costurada. Quando interesses divergentes puxam suas pontas, a colcha rasga. A falta de preparo dos líderes políticos e técnicos com responsabilidades de governo consiste em não apreender as lições da natureza nem atentar às urgências das comunidades. 

.......................................................................................

Entrando em campo

Os principais candidatos a prefeito de Porto Velho estão retardando a entrada em campo para evitar mais dissabores. Mas as articulações prós e contras estão em andamento. Do lado de Mariana Carvalho (Progressistas) a articulação do seu grupo político é para desarmar a postulação do deputado federal Fernando Máximo (União Brasil), tido inicialmente como nome de ponteira na peleja sucessória de Hildon Chaves. Do lado de Máximo seu projeto é garantir a homologação do seu nome na convenção do União Brasil em julho. Já apelou ao diretório nacional neste sentido.

Jogo de estratégia

O jogo de estratégia dos caciques políticos rondonienses é muito parecido. Fortalecer os seus partidos nas eleições municipais 2024, eleger o máximo possível de prefeitos e vereadores visando, como pano de fundo as eleições gerais de 2026. Nesta toada estão o ex-governador Ivo Cassol (PP) bem como seu ex-aliado Expedito Junior (PSD), ambos rolimorenses, respectivamente presidentes estaduais das suas legendas. Participam da mesma ação, outros políticos com interesse das eleições 2026, como Nilton Capixaba, Natan Donadon, Ernande Amorim e muitos nomes conhecidos que tencionam disputar cadeiras a Câmara dos Deputados.

Os recordistas

Controlados por facções criminosas, os conjuntos Orgulho do Madeira, Morar Melhor, Cristal da Calama e Porto Madero estão sofrendo com a evasão de moradores. Em alguns casos os criminosos expulsam mutuários residentes para vende casas ou apartamentos a preços irrisórios ou até mesmo para ceder os imóveis para membros do bando. Piratas do madeira, ladrões de cabos elétricos, arrombadores de casas tem proliferado nos conjuntos, monitorando a entrada e saída dos moradores. Se chegar alguém estranho ao convívio dos marginais o pau canta.

Cenário de polarização

Numa entrevista à Rede TV, o senador Confúcio Moura disse que a polarização existente no Brasil ainda vai se prolongar por muitos anos, uma tendência que se verifica também entre outros países. Sobre seu futuro político nas eleições de 2026, ele considerou incerto, mesmo porque não tem o hábito de antecipar seus projetos. De fato, Confúcio catimba o jogo até quase ao final da partida e assim foram as decisões em disputar o governo de Rondônia na década passada, quando foi eleito e reeleito. El Carecon também se manifestou entusiasmado com os rumos da duplicação da BR-364, mesmo com a cobrança de pedagiamento.

Balaio de gatos

Em Rondônia, em que se pese o MDB ocupar ministérios no governo Lula, está dividido entre a lealdade ao governante petista e a fidelidade ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Neste balaio de gatos, com o senador Confúcio liderando a ala mais à esquerda e o deputado federal Lucio Mosquini a ala mais a direita, o partido se prepara para as eleições municipais buscando eleger prefeitos e vereadores. Para 2026, existem quadros do partido defendendo uma candidatura de Confúcio ao governo estadual e de Valdir Raupp ao Senado, tidos como reconciliados depois de anos de conflitos.

Via Direta

***Eleição 2024: os aliados estão espetando uma espada na garganta do governador Marcos Rocha (União Brasil) para que se defina entre Mariana Carvalho (Progressistas) e Fernando Máximo (União Brasil) *** Esquivo, Rocha diz que é amigo de todos e vai respeitar os resultados das convenções partidárias no meio do ano *** Grande articulador para os outros, já que foi o idealizador das candidaturas vitoriosas de Ivo Cassol ao governo estadual e de Hildon Chaves a prefeito em Porto Velho, levando um pé dos dois depois de eleitos - o ex-senador Expedito Junior tem  como sonho voltar ao Senado nas eleições de 2026 *** Ele já começou a correr trecho buscando adesões e candidaturas viáveis nos municípios para prefeitos e vereadores. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)