Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Solidariedade Porto Velho, 2021.


Solidariedade Porto Velho, 2021. - Gente de Opinião

Eu ainda não havia escrito esse ano na coluna, portanto quero desejar um ano novo de vitórias a todos nós, com mais amor, fraternidade, união naquilo que é mais importante: a vida e, nossa saúde, pessoal e coletiva. Também desejo que a solidariedade e a serenidade em tempos difíceis que estamos atravessando seja base de comportamentos e atitudes de todos nós.

A pandemia mundial da covid 19 contínua e recentemente Manaus sofreu bastante e surgiu uma tal de cepa nova já apelidada de P-1 está sob estudos dos cientistas. Devemos redobrar a atenção e cobrar do Estado maior organização e prontidão em ações positivas de orientação e fiscalização em todos os lugares.

Dito isto, gostaria de aproveitar o espaço desta coluna para, falando de solidariedade, que abaixo eu transcrevo a definição, pedir a todos que ajudem aos seus amigos e familiares, todos estamos no mesmo barco. Quero chamar sua atenção para um amigo, filho de Porto Velho, conhecido em  todo o estado de Rondônia. O professor RENNÉ ANDRÉ VALENTE LOBO que está acometido da covid 19 e, em tratamento precisou de UTI e os valores desses serviços na rede privada costumam ser elevados. A ideia é contar com um pouco de cada um para que a família possa honrar compromissos. 

Há muito o que falar do meu amigo RENNÈ que conheço e convivo desde o ano 2001, seria certamente quatro ou cinco páginas. Trabalhos e projetos, ações por Rondônia e por nossa amada Porto Velho. Viagens, cursos, capacitações, serviços de apoio a políticas públicas entre outras atividades profissionais nos ladeou e, como tudo urge, escreverei mais adiante.

Aqui na coluna o meu editor vai colocar a foto do nosso amigo e a conta no BB para as transferências.

A vida de todos interessa a todos.

Apenas humanos melhores entendem que tudo realmente está, e sempre esteve, interligado.

Somos criados para avançar juntos na caminhada bela de nossas vidas.

E, certamente, a solidariedade e a fraternidade nos impulsionam.

Será um ano de novas provações e precisamos orientar nossa nova rotina para um caminho mais humanizado.

Se pudesse pedir a cada um, no campo dos sentimentos, peço que mudemos nosso formato mental de competição para cooperação, de egoísmo e individualismo para família e coletivo e que possamos, cada qual na sua forma e possibilidade, reconectar com o sagrado que há em todos nós: o espírito maior, o Criador de tudo, o Pai/Mae da humanidade.

Graça e Paz para todos nós.

 

Solidariedade. Do latim solidus, maciço, que forma bloco. - A) 1. Jur. O fato, com relação aos devedores, de estarem "obrigados a uma mesma coisa, de maneira que cada um possa ser coagido pela totalidade" (C.C., 1200). 2. Fís., Biol., Soc., Psico. Dependência unilateral de parte de um mecanismo com respeito a outro, de um órgão com respeito a outro, de uma geração com respeito às precedentes e ger. do presente com respeito ao passado: "A hereditariedade é uma forma de solidariedade"; "A solidariedade pessoal é dupla: por um lado, conforme a pessoa se tenha determinado no passado, assim quererá determinar-se no futuro; ... por outro lado, a natureza moral adquirida torna-se elemento das determinações da pessoa atual" (Renouvier). 3. Biol., Soc., Psico.

Dependência recíproca entre elementos e funções num organismo, numa sociedade etc.: "O ser vivo se define pela solidariedade das funções que liga as partes distintas" (Ch. Gide); "É a repartição contínua dos diferentes trabalhos humanos que constitui a solidariedade social" (Comte). Esp. Soc. Em Durkheim: "solidariedade mecânica", solidariedade que existe nas sociedades pouco diferenciadas e repousa na similitude das unidades que as compõem (conformismo); "solidariedade orgânica", a que é criada pela divisão do trabalho e repousa nas diferenças das funções, tornadas necessárias umas às outras. B) 4. Dever ou virtude resultante, ou da solidariedade de uma geração com respeito às precedentes, para com as quais se reconhece devedora, ou da solidariedade dos indivíduos que tomam consciência de suas obrigações recíprocas como membros do mesmo corpo: a palavra solidariedade tomou, desde alguns anos, novo sentido ... Exprime, então, a noção de um dever a ser observado por todo homem diante de seus semelhantes" (L. Bourgeois); "Ato de solidariedade". (1)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

Qual o valor do agronegócio para o Brasil?

Qual o valor do agronegócio para o Brasil?

O agronegócio segue confirmando o quanto é importante para a economia brasileira. No final da década passada (2020) vários artigos de vários jornais

Cuide bem do seu tesouro; cuide bem de você e de sua família

Cuide bem do seu tesouro; cuide bem de você e de sua família

Pessoal, caros amigos e amigas, irmãos e irmãos, colegas e caminhantes; gostaria de sua atenção por seis ou sete minutos, é o tempo de ler essa mens

Por um projeto real de desenvolvimento para o sul da Amazônia

Por um projeto real de desenvolvimento para o sul da Amazônia

Outra vez estamos retomando a questão de planejamento do desenvolvimento regional da região geográfica do sul da Amazônia Brasileira, cujos desafios

Execução Orçamentária e a Arrecadação em Rondônia

Execução Orçamentária e a Arrecadação em Rondônia

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), órgão da estrutura do Poder Executivo responsável pelo planejamento, acompanhame