Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Metafísica do poder


Metafísica do poder - Gente de Opinião

Como falarei de uma “física do poder”, não adentrarei à biopolítica ou “poderes moleculares”. Nem tratarei, especificamente, de uma metafísica do poder, mas sim da suposição de que haja uma física nos moinhos de vento – para ser mais específico.

Os moinhos de vento são os que fazem girar os metafísicos do poder. São aqueles que, também como “birutas de aeroporto” (sem produzir nenhuma reles corrente de energia eólica), dispõem-se a seguir a corrente de ar todas as vezes em que o país discute alo relevante.

Muitas vezes, os metafísicos do poder seguem apenas as correntes da poluição – o que lhes turva a vista e a consciência (quando ela é sobrevivente): um exemplo disso é um nobre senador, conhecido por todos que seguem os bons ares, como desprovido de conexão cérebro-língua. Ou seja, suas frases tem o mesmo sentido de um grasnado, incompreensível e insuportável para as pessoas portadoras de inteligência social.

          Os metafísicos do poder ainda promulgam de uma sentença originária do Renascimento – este sim, um momento, movimento histórico, em que o poder conheceu sua forma física ainda presente. Chamou-se lá atrás de Razão de Estado: a suposição de que haveria uma metafísica para o poder – uma “justificativa moral” para a incidência do Poder Político (Estado) – logo se revelou como força descomunal, impositiva, sem sequer haver necessidade de superlativos. O Estado não era poderosíssimo, simplesmente porque naquela época não havia desafio à altura. Hoje já vários desafios, ataques, acintes, tal qual propõem e executam diariamente os metafísicos do poder.

          A forma-Estado, a partir do sacramento da sua razão de existir, da Razão de Estado, em seguida, faria sim uma varredura contra os incultos e desviantes metafísicos do Poder Político. Os idealistas (os alucinados, idem) seriam ingeridos e movidos pela física da Razão de Estado mais tarde. Porém, esta é outra história.

          É bom fazer a ressalva de que, na sua forma mais cruenta de metafísica – lembrando que todos/as nós somos metafísicos de algum modo (princípio da transcendência x imanência) –, os abilolados chegam a venerar pneus, subir em para-brisa de caminhão em movimento, são antivacina, adotam a metafísica negacionista de “autovacinados” (quer dizer, o indivíduo se vacina por engenharia reversa de Deux), e, é óbvio, propagam todas as formas inimagináveis de Fake News.

          O que os metafísicos cruentos desconhecem, em sua proximidade com o devaneio e o desvario, é que “ser ou não ser” não é uma sentença metafísica. Eles se portam como não-ser social, aludindo que seria de sua livre escolha, defendem a negação de limites jurídicos à Internet, fazendo alusão à liberdade de se requerer ou incitar o cometimento de crimes.

Então, como se julgam livres intérpretes da maior sentença do Renascimento (“ser ou não ser”), julgam-se no direito de inventar outras desviantes de metafísica do poder. Até o dia em que a real física do poder lhes bate à porta ou na cabeça – se alguém agir em legítima defesa. Não importa, um dia acabam por descobrir a física por trás do poder – seja o poder jurídico, seja o nocaute.

          Quando Shakespeare escreveu “ser ou não ser, eis a questão” (Hamlet) referia-se a esta física que retratei, sendo também um aviso aos loucos (de todo gênero), incautos, abusivos ou simplesmente delinquentes. Um dia, pensava Shakespeare – se não escreveu isso, ao menos pensou –, o poder baterá na porta ou na cara, como dissemos.

        A realidade da física do poder não perdoa – veja-se os recolhidos do 8 de janeiro –, não cabe à física do poder julgar a metafísica que possa haver atrás, escondida, na aloprada suposta metafísica, mas sim se dedicar aos atos políticos, de poder, com efeitos e consequências concretas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

A produção de ciência no Brasil acontece, via de regra, nas universidades públicas. É de lá onde saem os quadros da produção científica, isto é, aqu

Mito do caramelo (1)

Mito do caramelo (1)

          O mundo inteiro sabe que o caramelo é um bem cultural, uma conquista imaterial e um patrimônio genético da humanidade. O caramelo só ocorr

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)