Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

A idiotia social - O metafísico e “Os liberdade”


A idiotia social - O metafísico e “Os liberdade” - Gente de Opinião

         É preciso de liberdade para ser metafísico?

         É preciso ser livre para se identificar com a perda da liberdade?

         Ou, curiosamente (num abcesso de estupidez), pedir a supressão da liberdade, para então ser livre, torna livre o ser metafísico?

         Como é que se é livre apoiando quem prega o fim da liberdade?

Tem alguma coisa semelhante à inteligência mediana que se identifica com sua própria anulação – ou isso é só metafísica do pesadelo?

Haveria alguma ficção trágica, distopia, semelhante à nossa, em que indivíduos manifestam um “orgulho de ser idiota”?

Que diabos de identificação com o chorume é essa?

Resposta: não há ficção ainda para esse tipo de identificação e do “orgulho de ser imbecil”. O Brasil continua desafiando os mais notáveis especialistas do mundo. E seguimos sem respostas muito racionais.

Estranha metafísica é a nossa, muito criativa na hora de se criar identificação profunda e adoração com mito caído e pregador do “orgulhe-se da sua estupidez”.

Será que os metafísicos sabem que passam por essa lavagem cerebral? Será que sabem o tamanho da ignorância em que se encontram? Aliás, será que sabem o que é inteligência e o que é idiotia?

Um bando de metafísicos desse tipo de gente agora se autointitula o Movimento dos Liberdade. Estranho isso, mais estanho ainda, porque essa claque precisa conjugar melhor seus cantos e hinos – nosso título tem esse problema, mas é proposital, para que eles criem alguma identificação e também leiam. Só que não sei o quanto vão entender, decifrando a ironia.

Para facilitar, iremos chamar apenas de “Os liberdade”: é o cara que prega (livremente) o fim da liberdade. Aliás, é bom que se deixe claro, até mesmo para ser idiota é preciso ser livre – os caras mais metafísicos, dentre os já adoradores do mito caído e do amplo grupo dos PITA’s (portadores de inteligência totalmente artificial), dizem abertamente que precisam de mais liberdade para manifestar sua idiotia social.

Talvez o país tenha desenvolvido uma nova categorização social, outra sociologia, como os antigos fizeram com a inteligência social, a empatia, a Interação Social (que é a excelência do Objeto da Sociologia), a “anomia social”, a entropia social e, inclusive, uma física social (A. Comte). Nós estaríamos presenciando, vendo destilar diante de nós, a fina flor da “Idiotia Social”. Seria um tipo de defesa pública, escancarada, sobretudo pelo PITA e “Os liberdade”, para que toda a sociedade brasileira “adira ao mito caído” e assim identifique-se com o maior número possível de idiotas sociais.

E para que não reste nenhum preconceito quanto à idiotia social e o “direito de ser idiota”, lembro, por fim, que idiotia vem do grego “ídion”: os sem condição mental, moral, de participarem da Ágora, do espaço público, das decisões importantes para a Política do país. Política vem de Polis, como uma cidade da política, do “fazer-se política”, em que o “ídion” é proibido de entrar.

A “raça” deles – de acordo com o racismo que adoram praticar – é do tipo Creonte: duas caras, meia inteligência rasa. São os que viajam do lado de fora do para-brisas de um caminhão ou rezam para o pneu do mito caído. A subespécie é do tipo PITA, uma herança aprumada, evoluída dos “mínions”: um ser minúsculo desprovido de inteligência e seguidor da mesma geração apoiadora do mito caído. Eram praticantes do esporte nacional chamado, em 2018, de “prática livre da desinteligência”. Os “ídions”, como sabemos, além de terem todas essas características, em 2023/2024, serão os maiores propagadores do “orgulho de ser idiota”. Ou seja, seguem e seguirão perfeitamente alinhados com “Os liberdade”.

Enfim, nossa última aventura terrestre parece confirmar que subvertemos a lição política dos gregos antigos, pois, não só “inserimos” os idiotas adoradores do mito caído (como uma cepa de PITA), como ainda proibimos a inteligência de fazer parte do jogo político.

Se você duvida, espere por 2024 e as projeções dos “eleitores ídions” do mito caído. O PITA é cabeceira nessa aposta e a soma é absolutamente zero em ganhos políticos.

Como são privatistas, adoradores do mercado livre da carne dos trabalhadores, se você disser ao “PITA-ídion” que o ideal é o LIMPE, o cara vai limpar a privada. Tamanha é a associação que possuem com a esfera privada das coisas.

O “Pita-ídion” não sabe que LIMPE é um preceito da coisa pública (sendo esta oposta à privada), um dos mais valiosos, porque obriga à “legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência” (art. 37 da CF88). Os Liberdade, por sua vez, querem muitíssimo mais liberdade para, precisamente, submeter e transformar a legalidade no seu contrário.

O Brasil precisará de uma exopolítica daqui por diante, porque todo o mundo já se pergunta freneticamente como/quando foi que os “ídions” acabaram abduzidos pelas sondas de ozônio.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

A produção de ciência no Brasil acontece, via de regra, nas universidades públicas. É de lá onde saem os quadros da produção científica, isto é, aqu

Mito do caramelo (1)

Mito do caramelo (1)

          O mundo inteiro sabe que o caramelo é um bem cultural, uma conquista imaterial e um patrimônio genético da humanidade. O caramelo só ocorr

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)