Sexta-feira, 5 de setembro de 2025 - 15h19
Uma barba bem-feita, quando o profissional leva em
consideração as características individuais do cliente, desde o formato do
rosto, o corte de cabelo e o estilo de vida, eleva a autoestima do homem e
marca a sua personalidade. A técnica, conhecida como visagismo, está em alta e
faz um grande diferencial no valor final do serviço, podendo passar de R$ 50,00
para R$ 3.000,00 (barba e cabelo). Essa é a realidade do curitibano Juarez
Leite, ex-corretor de imóveis e referência global na barbearia, que comandará
um curso no Congresso Barber Pro Nordeste, dentro da programação da Feira
Regional da Beleza, no dia 19 de outubro, no Mezanino no Pavilhão Leste do
Centro de Eventos do Ceará.
De acordo com o presidente da Associação dos
Cabeleireiros do Estado do Ceará – organizadora desse grande evento da beleza
-, Gurgel do Amaral, “o mercado masculino também vive uma ascensão, tanto na
procura por cosméticos como pela experiência na barbearia”. Desse olhar atento
nasceu a parceria com Gilberto Rodrigues, da SG Eventos, que está à frente do
Congresso Barber Pro Nordeste - já em sua segunda edição -, e trazendo pela
primeira vez para Fortaleza o barbeiro Juarez Leite. Para o curso, estão sendo
esperados mais de mil participantes, vindos principalmente de caravanas do
Norte e Nordeste. Gilberto também representa a marca prime para homens, Baboon,
na SG Distribuidora, com sede em Limoeiro do Norte (CE).
A data comemorativa – Dia Mundial da Barba – não é à
toa. Apenas a representação de Gilberto Rodrigues, que atende toda a região
Nordeste, prevê um crescimento de 2024 para 2025 em torno de 40%. Em termos de
faturamento, deve sair dos R$ 620 mil no ano passado para mais de R$ 1 milhão
no final deste ano. Essa será apenas uma das mais de 20 marcas locais e
nacionais que estarão em exposição no congresso, inclusive, com lançamentos em
primeira mão para os profissionais que circularem por lá. Os números não param
por aí. Um estudo feito pela Cosmetology, do Grupo Croma, apontou que 72% dos
homens brasileiros estão, sim, cuidando da aparência. Com esse boom, a
estimativa de crescimento do setor até 2030 é de quase 10% ao ano. No país, já
são mais de cinco mil estabelecimentos do tipo.
Há 26 anos atuando como representante no setor da
beleza, Gilberto Rodrigues comenta que a barba de lenhador (cheia e volumosa,
cobrindo o maxilar, queixo e parte do pescoço) deu lugar nos dias de hoje para
a barba italiana (estilo clássico e elegante, de comprimento curto a médio, e
contorno bem definido). Ele explica que, no caso dos homens, as tendências
surgem a partir de estilos lançados por celebridades. Por isso, é impossível
prever quando acontece. Já no caso dos cuidados, a linha de produtos só cresce.
É o leav-in; pomada efeito seco / molhado; fixação mais forte / mais leve;
shampoo específico para os fios do cabelo; máscara de hidratação;
condicionador; botox e muito mais.
Mesmo com toda essa infinidade de “soluções” à
disposição dos homens, entendê-los em sua essência faz toda a diferença no
atendimento e, consequentemente, no retorno ao mesmo profissional. O visagista
Juarez Leite, por exemplo, atende os seus clientes virados de costas para o
espelho e, antes mesmo de iniciar o serviço, procura saber como ele se vê. Rosto
arredondado, cabeça quadrada ou mais velho, por exemplo. E então vem a pergunta
que resultará na técnica aplicada dessa transformação: o que você quer sentir
ao se olhar no espelho? Indo para a parte prática, uma barba, diferente do que
pode parecer para muitas pessoas, leva entre 30 e 40 minutos para ser feita. A
tesoura ou navalha adequada para cada tipo de fio é fundamental na técnica de
visagismo.
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