Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Nota de esclarecimento: Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – SEAS


Nota de esclarecimento: Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – SEAS - Gente de Opinião

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – SEAS vem a público informar que a denúncia a que se refere a notícia publicada em veículos eletrônicos de comunicação foi apresentada pelo Ministério Público estadual ao Tribunal de Justiça, não havendo, até o presente momento, qualquer manifestação do Poder Judiciário quanto ao seu recebimento.

Vale deixar claro que a denúncia refere-se a um processo de emenda parlamentar de caráter impositivo, no qual a Secretaria é responsável, tão somente, por sua tramitação, não detendo qualquer tipo de influência ou decisão quanto à escolha da entidade receptora dos recursos.

Registre-se que a celebração do termo de fomento somente foi realizada após a manifestação favorável de diversos setores técnicos do Estado, mediante prévia emissão de pareceres, não havendo nenhum ato praticado pela Secretária sem que observasse as recomendações das unidades técnicas.

Destaque-se que as medidas administrativas para a recomposição do erário público já vinham sendo devidamente adotadas pela Pasta, antes mesmo de qualquer ação do MP. Inclusive, o termo de fomento foi rescindido unilateralmente pela SEAS, em virtude de descumprimento de cláusulas contratuais pela parceira, a contar de 22/10/2020, conforme DIOF nº 218, de 10/11/2020.

Cabe então reforçar que todos os procedimentos que competem à SEAS foram realizados de acordo com o que diz a legislação, tendo inclusive acompanhamento dos órgãos de controle interno.

Cumpre ressaltar que em virtude de a Secretária de Estado Luana Rocha e o corpo técnico da Secretaria terem cumprido, também, todas as orientações e manifestações técnicas oriundas da Procuradoria-Geral do Estado na tramitação do processo administrativo em questão de forma ética e comprometida, a defesa dos agentes públicos é realizada pelo referido órgão.

Finalizando, a gestora da SEAS reafirma seu empenho de continuar levando as políticas públicas de assistência e desenvolvimento social aos 52 municípios rondonienses com ética e compromisso, bem zelar pelo respeito e transparência no manejo dos recursos públicos e, consequentemente, continuar com as atenções focadas no bem estrar da população rondoniense, confiando na independência das instituições e, sobretudo, na Justiça.

Gente de OpiniãoSábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CDH aprova diligência para investigar desapropriações em Rondônia

CDH aprova diligência para investigar desapropriações em Rondônia

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (22), requerimento do senador Marcos R

Governo do RO antecipa pagamento em celebração ao Dia do Servidor Público

Governo do RO antecipa pagamento em celebração ao Dia do Servidor Público

Em comemoração do Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, o governo de Rondônia anuncia a antecipação do pagamento referente ao mês

 Sebrae participa de evento sobre a construção da ponte Brasil–Bolívia em Guajará-Mirim

Sebrae participa de evento sobre a construção da ponte Brasil–Bolívia em Guajará-Mirim

O Sebrae em Rondônia participou, nesta sexta-feira (17), do evento “Ponte Binacional Brasil–Bolívia – Unindo Povos, Construindo Futuro”, realizado n

Wilber Coimbra é reconduzido à presidência do TCE-RO para o biênio 2026/27 em eleição marcada pelo consenso e maturidade

Wilber Coimbra é reconduzido à presidência do TCE-RO para o biênio 2026/27 em eleição marcada pelo consenso e maturidade

Em sessão especial realizada nesta segunda-feira (20/10), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reafirmou sua maturidade institucional

Gente de Opinião Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)