Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Artigo: Bandoleiros e justiceiros


 
 O que antes era uma suspeita, agora se confirmou


*Ivan Francisco Machiavelli

A reportagem de revista Veja deste fim de semana dando conta de que os telefones do gabinete do presidente do Supremo Tribunal Federal estavam realmente grampeados causa estarrecimento, e, exige imediatas e drásticas providencias, sem concessões, para desencorajar esse verdadeiro grupo de bandoleiros e justiceiros que, à custa da privacidade alheia, usam de recursos medievais sob o pretexto de fazer uma “falsa justiça”.

Não se faz Justiça com injustiça, totalitarismo e clandestinidade.

O que causa espécie, é que instituições oficiais estão ligadas à essa verdadeira rede  de espionagem, em alguns casos, com o beneplácito de autoridades constituídas, como se estivesse em voga uma verdadeira Ku Klux Kan à moda brasileira.

Há de haver uma pronta, justa e enérgica reação a tudo isso eliminando-se, de vez, essa sensação de impunidade destes delinqüentes da privacidade alheia.  É exatamente nesse ponto que reside a causa que encoraja esses neo- bandoleiros a prosseguir com esses insidiosos atos: a certeza de impunidade.

Os Poderes Constituídos, foram concebidos, para assegurar à Nação o estado de direito, e não o estado policial, o estado de exceção e estado totalitário.

Ações como essa, se mantidas, encorajam a deformação dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.

O processo de investigação que não correr dentro da mais absoluta legalidade e transparência deve ser objeto de pronto e imediato trancamento e punidos os abusos praticados em nome de uma falsa justiça.

Aqui mesmo em Rondônia, instituições e autoridades já experimentaram momentos difíceis, cuja totalidade dos dados colhidos nas “investigações”, até hoje não são conhecidas dos defensores e dos próprios envolvidos (acusados).

Várias entidades, desde há muito, vem se posicionando contra a permissibilidade dessas escutas clandestinas, muitas das quais, “convalidadas posteriormente.

É chegado o momento de uma ação conjunta e coordenada objetivando restabelecer a ordem nesse campo das investigações, salvo, se, o desejo de todos seja ficar refém do medo, da insegurança e da opressão.

*É advogado e vice-presidente do Conselho Seccional da OAB-Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Salve os 102 anos de Bom Jesus da Lapa: Capital Baiana da Fé e a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, Reconhecida como Manifestação da Cultura Nacional pela Lei nº 15.197/2025

Salve os 102 anos de Bom Jesus da Lapa: Capital Baiana da Fé e a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, Reconhecida como Manifestação da Cultura Nacional pela Lei nº 15.197/2025

É uma honra ocupar este espaço para congratular o nobre Deputado Federal Arthur Maia (União-BA) pela importante iniciativa de apresentar aos seus pare

Aos poucos, a politica com P maiúsculo vai desaparecendo do cenário nacional

Aos poucos, a politica com P maiúsculo vai desaparecendo do cenário nacional

A política com P maiúsculo é feita de compromissos, certo? E não é qualquer um deles, certo? Esses compromissos precisam trazer em si o cerne do int

Oceano em nós

Oceano em nós

O panenteísmo cristão e a Trindade como fórmula da realidade A relação entre Deus e o mundo é uma das grandes questões da filosofia e da teologia.

A ressonância do “obrigado”

A ressonância do “obrigado”

O outono pintava de ocre e carmesim os jardins do antigo sanatório, agora convertido em residencial para seniores. O Dr. Eduardo Almeida, neurol

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)