Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semur: Moradias devem ser entregues até dezembro



Ana Célia Duarte, 69 anos, foi a primeira contemplada, na cota de idosos, no sorteio, na manhã de ontem, quinta-feira (20), das 2.752 unidades habitacionais Morar Melhor e Cidade de Todos III, realizado pela prefeitura de Porto Velho e pelo governo estadual – o sorteio foi online, com transmissão ao vivo pelo facebook – do auditório da Sesau, no CPA.

Ana Célia morava, até quando pôde pagar, de aluguel, mas atualmente mora “de favor em casa de uma família”. Seu nome foi o primeiro apontado pelo sistema, na cota de idosos, logo depois da destinada a portadores de necessidades especiais, no sorteio realizado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo e pela Secretaria Estadual de Assistência Social.

Vários candidatos a moradia social compareceram ao auditório da Sesau, mas a grande maioria acompanhou o processo pelo facebook, que nos primeiros minutos já registrava mais de 3 mil visualizações. São priorizados no sorteio idosos, portadores de necessidades especiais – inclusive microcefalia, beneficiários do programa Bolsa Família, incluídos em Benefício de Prestação Continuada, moradores em áreas de risco, dentre outros.

Depois do sorteio, segue-se agora à realização de outros procedimentos previstos no programa como sorteio de endereços, vistorias, entrega de documentação dos interessados, além de inclusão dos beneficiários no Cad-Único até a entrega das chaves.

Onde ficam

As 2.512 unidades do Morar Melhor, do governo estadual, ficam no bairro Aeroclube, enquanto as 240 do Cidade de Todos III, são no bairro Socialista. O sorteio foi acompanhado por auditores do Ministério Público Estadual, Caixa Econômica, Federal, Tribunal de Contas de Rondônia, Conselho das Cidades e seguiu critérios do Ministério das Cidades.

Pela primeira vez realizou-se um sorteio eletrônico para um programa habitacional graças à parceria de integração fechada entre estado e município, desde 2016, e cuja implantação e adaptação ocorreu até mês passado. “Tudo com transparência e lisura porque entendemos que trabalhamos não com papel, mas com pessoas que acreditam no sistema, valorizando a inclusão social”. Segundo ela, mais de 8.500 pessoas estão no cadastro nos programas habitacionais em Porto Velho.

A secretária de Ação Social de Rondônia, Marionete Sena, acionou o sistema de sorteio, depois de dizer que as moradias serão entregues até dezembro deste ano. “Destacamos a parceria entre estado e município para garantir trabalho sério, transparente e comprometido, com lisura a quem carece e tem direito à moradia própria”.

O resultado do sorteio será publicado nos sites da prefeitura e do estado e também nos diários oficiais do município e do estado.

José Carlos Gadelha, coordenador de Habitação da Seas, diz que as pessoas incluídas no cadastro geral do estado e do município que ainda não foram contempladas serão prioritárias em certames seguintes.

LISTA DOS SORTEADOS CIDADE DE TODOS III

LISTA DOS SORTEADOS MORAR MELHOR

Fonte: Semur e Seas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)