Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Recurso será destinado para contemplar escolas da rede estadual e municipal.


Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia - Gente de Opinião

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”, da Prefeitura de Porto Velho, que irá destinar, brevemente, emenda parlamentar para a aquisição de kits de primeiros socorros na rede municipal e estadual de educação. No programa, consta evento de capacitação e será direcionada a gestores, professores e profissionais de apoio escolar. 

A capacitação atende diretamente à Lei 13.722/18, popularmente conhecida como Lei Lucas. “O objetivo é garantir que todos saibam agir nos primeiros socorros até que a assistência médica especializada chegue ao local. Nós atendemos ao chamado do município de Porto Velho e viabilizaremos a compra desses equipamentos, não só para a capital, mas para todo o estado”, afirmou Ieda Chaves. 

“Infelizmente, aqui em Rondônia, teve que acontecer esse fato [morte de uma criança] para que todos despertassem para a realidade. Que a partida desse anjo não seja em vão, fazer um trabalho de excelência para que a gente jamais tenha que ver o sofrimento de uma de uma família, de uma mãe, que é perder um filho”, ressaltou a deputada. 

A iniciativa da capital pretende viabilizar formas de atendimento em circunstâncias emergenciais como, por exemplo, desmaio, queda, engasgo, envolvendo as crianças em ambiente escolar. A responsabilidade no caso da capital será por parte das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semusa) com o apoio de instituições parceiras. 

Enquanto isso, a secretária da Semed, Gláucia Negreiros, definiu que o “Salvando Vidas” é um treinamento essencial aos profissionais para que estejam preparados para atuar em caso de emergência. 

“Os primeiros socorros são ações que devem ser tomadas rapidamente, logo após o acidente, fator que pode evitar o agravamento do problema”, disse ela ao reiterar que “saber agir até que chegue o socorro profissional, pode salvar vidas”. 

Preparação 

A coletiva também contou com a presença da secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, que também é médica pediatra. De acordo com ela, essa ação conjunta, os profissionais estarão preparados para lidar com situações inesperadas. 

“Temos certeza que o programa ‘Salvando Vidas’ vai dar certo, pois esses servidores terão uma análise mais aprofundada sobre a identificação dos sinais e sintomas para que busquem a assistência”, comentou Penati. 

Agenda  

A primeira capacitação em Porto Velho será nos dias 2 e 3 de maio, no Centro de Formação da Semed.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em lançamento de sua pré-candidatura, em Sobral, Eduardo Girão disse que quer o povo cearense voltando a ter confiança no governo

Em lançamento de sua pré-candidatura, em Sobral, Eduardo Girão disse que quer o povo cearense voltando a ter confiança no governo

Faltando pouco mais de sete meses para as eleições majoritárias, Eduardo Girão mandou um recado no evento de pré-lançamento do seu nome pelo Partido

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)