Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

LEI DE TALIÃO: A população de Porto Velho já não suporta tantos assaltos e arrombamentos


LEI DE TALIÃO: A população de Porto Velho já não suporta tantos assaltos e arrombamentos - Gente de Opinião

A Lei de Talião

A população de Porto Velho já não suporta tantos assaltos e arrombamentos de residências e a falta de eficiência dos órgãos de segurança para dar conta de coibir tanta roubalheira. O final do ano passado e, este início de 2016 começou com verdadeiros recorde de furtos e em alguns casos com latrocínios, ou seja, com alguém da família assassinada.

Com tanta incidência de criminalidade, moradores de alguns bairros já estão adotando a Lei de Talião. Quando conseguem capturar um ladrão, as surras são extremamente violentas e alguns acabam morrendo em atos de linchamento. É o resultado da política de segurança. Porto Velho, Rondônia e o Brasil estão perdendo a luta contra o crime, assim como perderam contra a dengue, etc, etc. Vivemos cercados de gestores incompetentes.

Se os políticos se dedicassem mais a zelar pela segurança da população não se chegaria a tais extremos. Porto Velho, por conta de tanta barbaridade se tornou uma cidade sem lei e a tendência é a coisa piorar, pois nossas autoridades só se preocupam com o próprio umbigo.



 


Eleições 2016

LEI DE TALIÃO: A população de Porto Velho já não suporta tantos assaltos e arrombamentos - Gente de Opinião

Espera-se que logo depois do carnaval comece de verdade a corrida eleitoral de 2016, tão indefinida nos municípios rondonienses. Poucos candidatos de ponta estão acertados, como é o caso de Ji-Paraná, onde Marcito Pinto (PDT) ganha ares de favorito com o apoio dos cardeais locais Acir Gurgacz (PDT) e Jesualdo Pires (PSB), numa aliança considerada muito forte.

Na capital, entretanto, além do próprio prefeito Mauro Nazif (PSB), não se vê definições de outras postulações de ponta, como se trata do nome da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) até agora favorita a cadeira do Paço Tancredo Neves. Mas um deputado estadual, Ribamar Araujo, já colocou o nome circulando, anunciando a troca do PT pelo PR e a disposição entrar na peleja 2016.

Em Ariquemes, aonde o atual prefeito Lorival Amorim (PDT) busca a reeleição os caciques da oposição ainda não chegaram a um entendimento. O deputado estadual Adelino Follador (DEM) é um nome forte na cidade e tem ainda o ex-senador Ernandes Amorim, que já foi prefeito duas vezes naquelas bandas.


 


Enfim, o aterro sanitário

Lá se vão duas décadas de tentativas, passadas as gestões de Carlinhos Camurça (PTB), do prefeito Roberto Sobrinho (PT) e três anos da atual administração, para a implantação do sonhado aterro sanitário de Porto Velho que  dará tratamento as toneladas de lixo coletadas na cidade e que acabam atirados na Vila Princesa com graves prejuízos ao meio ambiente. Agora, finalmente saiu à licença ambiental, para que a prefeitura abrir um processo licitatório.

Conforme informações das esferas de limpeza pública e do planejamento a municipalidade busca uma Parceria Pública Privada para tocar o empreendimento que é de fato muito dispendioso. Logrando êxito na empreitada sobrariam recursos para outras finalidades, reconhecidamente carentes, como a saúde pública objeto de muitas queixas da população.

No entanto, mesmo com a liberação da licença, dificilmente o aterro sai nesta gestão do prefeito Mauro Nazif. Até o ponto de achar uma PPP interessada, lançar o edital de licitação com uma disputa encarniçada das empresas a coisa pode ir longe.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)