Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Hildon Chaves aposta numa boa parceria com o governador Confúcio Moura


Em tempos bicudos, com a crise econômica provocando milhões de desempregados, o Congresso Nacional procurou dar bom exemplo reduzindo os subsídios dos congressistas, através de proposta que teve substitutivo aprovado da senadora Regina Souza (PT-PI). O texto já foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos e segue a tramitação nas demais comissões técnicas da Casa antes de subir a plenário.

Apresentado ainda em 2015, o projeto na versão original corta o subsídio dos parlamentares em 10% e mantém o valor congelado enquanto vigore qualquer impedimento à concessão de reajustes a servidores públicos. Mas a relatora optou por um substitutivo fixando em R$ 26.723,13 por tempo indeterminado.

Sem dúvida, tratando-se do Congresso Nacional trata-se de uma medida quase inacreditável. Mesmo porque a aprovação da medida terá repercussão em todas as casas legislativas do País, num efeito cascata, porque o subsídio dos membros do Congresso Nacional é referência para a fixação da remuneração dos deputados estaduais, distritais e vereadores. Arre!

Contagem regressiva

Já na contagem regressiva para a troca de comando no Paço Tancredo Neves, o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) faz os últimos ajustes para entregar a municipalidade com as contas em dia; e seu sucessor Hildon Chaves (PSDB) se espicha para planejar o futuro diante de uma brusca queda na arrecadação de impostos em Porto Velho nos últimos meses.

Parceria firmada

Para iniciar com o pé direito sua gestão, o prefeito eleito Hildon Chaves deverá apostar numa boa parceria com o governador Confúcio Moura para realizar um grande mutirão de limpeza visando minimizar os efeitos das alagações do inverno amazônico ainda em janeiro. Também rola acordo para a entrega de 31 mil escrituras de terrenos, pavimentação, etc.

Aves de rapina

Já são 28 paridos com representação no Congresso Nacional, sendo 35 legalmente formados atendendo às exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mais 50 legendas com pedidos de regularização. É uma verdadeira farra de partidos criados no Brasil, muitos operando como siglas de aluguel, com seus dirigentes rapinando os fundos partidários.

Voduzando

Os ex-senadores Ernandes Amorim (PTB) e Amir Lando (PMDB) passaram o ano todo voduzando para tomar as cadeiras dos deputados federais Lindomar Garçon (PRB) e Lúcio Mosquini (PMDB) mas até agora não conseguiram nadica de nada. Amorim já tratou de se eleger vereador em Ariquemes e Lando anda sumido do mapa.

A violência

Se em pleno dezembro, quando mais circula dinheiro na praça, o desemprego e a violência tomaram proporções assustadoras em Porto Velho, pode se imaginar como será nos primeiros três meses do ano de 2017, quando no inverno amazônico a economia rondoniense sofre a maior retração. Salve-se quem puder! É faca no pescoço e 38 na cabeça!

Via Direta

*** Com ampla maioria no Congresso Nacional, os pedidos de impeachment ainda não preocupam o presidente Michel Temer (PMDB) *** Mas o Palácio do Planalto está de olho nas possíveis manifestações de rua *** Em Porto Velho, as vendas de final de ano ainda não decolaram no centro comercial da avenida 7 de Setembro *** O entorno do porto do Cai N’Agua continua sujo e emporcalhado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)