Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Expectativa em torno das candidaturas de Mariana Carvalho e Marcos Rogério


Os novos municípios

Com a aprovação no Senado, na semana passada do projeto de lei devolvendo as Assembléias Legislativas a prerrogativa de tratar da emancipação e desmembramento dos municípios, um cenário de esperança ressurgiu nos distritos da Ponta do Abunã (que buscam separação de Porto Velho) e em Tarilândia que luta pelo desmembramento do município de Jaru.

O projeto de lei complementar ainda tem um caminho a ser percorrido. Precisa voltar para a Câmara dos Deputados e depois subir para a sanção presidencial, mas agora todos os entraves já estão desfeitos para que outras localidades como Jacy-Paraná, União Bandeirante, Triunfo e outros distritos comecem a pugnar pela separação.

Na região Norte, além da exigência da independência econômica, o Distrito precisa contar com pelo menos 6 mil habitantes para se habilitar ao processo inicial com realização de plebiscito. Tanto Extrema como Tarilândia, com projetos antigos devem ser os primeiros a realizar o sonho de quase 30 anos.
 


Todo apoio

O Ministério Público Federal, que tem trabalhado com todo denodo e dedicação no combate a corrupção em Rondônia, lança em Porto Velho no próximo dia 25, terça feira a campanha 10 Medidas Contra a Corrupção. É preciso a comunidade se engajar nesta luta e apoiar o evento porque a roubalheira esta de mais em Rondônia. É muito político com a mão grande.

Caras xingados

Pensem nuns caras xingados em 2013, vaiados e rejeitados? Foi este o clima, mais queima de pneus e entulhos, num fogaréu de protestos contra o prefeito Mauro Nazif e seu irmão, o secretário de Obras Gilson há quase dois anos na Estrada dos Japoneses. Na quinta-feira, com a estrada asfaltada, o trecho da pista quase duplicado, o cenário era bem outro na visita de inspeção do alcaide. Virada de jogo numa região bem hostil.


 

Expectativa grande

Expectativa em torno das candidaturas de Mariana Carvalho e Marcos Rogério - Gente de OpiniãoExpectativa em torno das candidaturas de Mariana Carvalho e Marcos Rogério - Gente de OpiniãoÉ enorme a expectativa em torno da definição das candidaturas a prefeito da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) em Porto Velho e do deputado federal Marcos Rogério (PDT) em Ji-Paraná. Ocorre que são lideranças emergentes e a presença deles pode mudar toda a estratégia dos projetos de reeleição dos prefeitos Mauro Nazif e Jesualdo Pires. Ambos fazem mistério e aguçam a curiosidade de todos.


 

Punição exemplar

Aquele hábito de protestar fechando rodovias e avenidas, coisas tão corriqueiras em Porto Velho esta com os dias contados. O Congresso Nacional decidiu intervir nesta situação – que não acontece apenas em Rondônia, virou mania em todo país tocar fogo em entulhos em pontes, rodovias e avenidas – e a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal já aprovou a pena de dois anos para obstrução de vias publicas.

O melhor verão

Indiscutivelmente este é o melhor verão da administração da capital em termos de obras de encascalhamento, pavimentação e drenagem. No entanto, mesmo com todos os avanços obtidos – a permanência do sol contínuo tem colaborado – a gestão local terá pela frente mais um inverno amazônico desgastante antes da eleição e a macrodrenagem já efetuada vai solucionar apenas parcialmente o drama das alagações.

V i a    D i r e t a

Gente de Opinião

*** Não bastasse toda fumaça, queimadas, falta de chuvas, calorão e falta de água, Porto Velho agora padece com surto de raiva. É coisa de louco!*** Com visitas e palestras, a presença do ex-prefeito de Porto Velho Antônio Carlos Carpinteiro despertou muita curiosidade durante a semana*** Ele elaborou o primeiro plano Diretor de Porto Velho e planejou a criação da cidade de Ariquemes, então distrito da capital rondoniense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)