Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Em poucos dias de campanha será possível verificar quem pegou a dianteira na eleição em Porto Velho


Em poucos dias de campanha será possível verificar quem pegou a dianteira na eleição em Porto Velho - Gente de Opinião

Lidando com a rejeição

Nem tudo esta perdido para aqueles candidatos que padecem com  rejeição na disputa pela prefeitura de Porto Velho.  Tomo por exemplo, que na eleição ao governo do estado, em pleno ano de Gente de Opiniãocampanha eleitoral o governador Confúcio Moura, atingia recordes negativos de popularidade e já considerava até a possibilidade de não disputar a reeleição.

Mas Confúcio virou o jogo num cenário que lhe era claramente desfavorável em plena capital, onde o hábito é votar contra os governadores de plantão. A fórmula de pagar o funcionalismo e os fornecedores em dia sempre ajuda e tratando-se da eleição a prefeito os adeptos do projeto de reeleição do atual prefeito Mauro Nazif acreditam muito neste quesito. 

Já, no caso de Willians Pimentel, candidato do PMDB, que é mais técnico do que político os seus marqueteiros já estão dando tratos à bola para torná-lo mais palatável ao eleitorado. O apoio de Confúcio, Raupp e Garçon deve ajudar a turbinar sua campanha.


Agenda cheia

Em poucos dias de campanha será possível verificar quem pegou a dianteira na eleição em Porto Velho - Gente de OpiniãoConduzindo as alianças da legenda, o presidente regional do PDT, senador Acir Gurgacz cumpriu agenda cheia no interior nos últimos dias. Diante dos entendimentos ficou resolvido que o parido manterá a  candidatura de Acelino Marcon em Cacoal e fará alianças apoiando Joãozinho Gonçalves (PSDB) em Jaru e o atual prefeito Jean Mendonça (PTB) em Pimenta Bueno.

A transição

Gente de OpiniãoDepois de manter contatos com a cúpula nacional dos Democratas em Brasília, o presidente estadual Adelino Follador anunciou que haverá uma transição até a transferência de comando do partido para o deputado federal Marcos Rogério. Sobre seu trabalho a frente da legenda ele destacou a definição de 17 candidatos a prefeitos e a vice em Rondônia, entre eles seu filho Lucas em Ariquemes.

Pau no Léo

Gente de OpiniãoEm poucos dias de campanha será possível verificar quem pegou a dianteira na eleição na capital depois que Mariana Carvalho (PSDB) desistiu. A princípio, o que se vê é o deputado Léo Moraes (PTB) na frente e por isto, como sempre será o grande alvo dos adversários. Sua ligação com Cassol (um pé de coelho as avessas na capital) que já sepultou tantas candidaturas – já esta sendo explorada.

A faísca atrasada

Gente de OpiniãoA minirreforma eleitoral encurtou pela metade, de 90 para 45 dias o período destinado a propaganda, mas ampliou as possibilidades para os pré-candidatos durante a chamada pré-campanha que se estende do inicio do ano até o dia 15 de agosto. Mas a mudança tem sido pouco aproveitada pelos pretendentes aos cargos públicos.

A movimentação

Gente de OpiniãoÉ importante que os candidatos fiquem atentos as alterações promovidas pelo Congresso. De acordo com a nova legislação eleitoral a movimentação financeira dos candidatos só será permitida depois da abertura de conta bancária especifica do candidato já escolhido em convenções partidárias que devem ser realizadas entre 20 de julho a 5 de agosto

Via Direta

Gente de Opinião*** Continua na estaca zero a escolha do vice do prefeito Mauro Nazif (PSB) *** Vários nomes tem sido cogitados mas até agora nenhum foi oficializado. A convenção do PSB foi marcada para o dia 31, no talismã *** Ao contrário dos boatos o deputado estadual Ribamar Araujo (PR) não desistiu da sua candidatura a prefeitura de Porto Velho. *** Ribamar esta no trecho e tem forte apoio do eleitorado rural.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)