Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Educação alimentar é debatida em audiência pública



Visando debater educação alimentar nas escolas públicas, o deputado Anderson do Singeperon (PV) propôs a audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (21), no Plenário da Assembleia Legislativa.

De acordo com o parlamentar, o cardápio da alimentação escolar é um instrumento que tem por objetivo assegurar a oferta de uma alimentação saudável e adequada, que garanta o atendimento das necessidades nutricionais dos alunos durante o período letivo e atue como um elemento pedagógico, caracterizando uma importante ação de educação alimentar e nutricional.

Assim, segundo o deputado, o planejamento de cardápios, bem como o acompanhamento de sua execução, deve estar aliado para o alcance do objetivo do Programa Nacional Alimentação Escolar (Pnae).

“E para tratar de um tema tão relevante é que propomos essa audiência pública. Soubemos de alguns casos de alunos intoxicados com a alimentação oferecida em algumas escolas e hoje nossa preocupação é saber como está sendo conduzida essa situação, qual o planejamento do governo para melhorar o atendimento nas instituições, se será feito concurso público para contratar nutricionistas e tudo o que precisarmos saber para atender esse segmento”, declarou o deputado.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde), Caio Marin, parabenizou a iniciativa do deputado e ressaltou que a preocupação do parlamentar em atender os mais diversos setores vem surpreendendo as classes já defendias pelo parlamentar.

Segundo Marin, o tema proposto é de fundamental importância, já que trata da qualidade da alimentação ofertada aos alunos, aspecto que contribui diretamente com o desempenho e o nível de aprendizagem do estudante. O presidente disse esperar que, juntos aos profissionais de nutrição, o governo possa encontrar soluções para os problemas que estão acontecendo em todo o Estado.

Juliana Closs Correia, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade São Lucas, destacou a amplitude do Panae e disse se tratar de um dos programas de políticas públicas mais antigas do Brasil, inclusive, servindo de modelo para outros países. A professora destacou que o programa surgiu em um momento onde se constatou que alunos deixaram de aprender em razão da carência nutricional, o que, segundo ela, torna o assunto de extrema relevância para o debate.

A nutricionista Estéfanie Queiroz da Souza Silva, representando o Conselho Regional de Nutrição da 7ª Região, questionou o número de vagas abertas para nutricionistas no último concurso público do governo. Segundo a nutricionista, diante de uma demanda de mais de 200 mil alunos de escolas da rede pública estadual, abrir cinco vagas para nutricionistas é um número significantemente baixo.

Estéfanie Silva ressaltou que o número de alunos determina o quadro de nutricionistas, e hoje Rondônia não conta com um número de profissionais que atenda a necessidade dos alunos.

Benilce Matos, gerente de Provimento da Seduc, em resposta a alguns questionamentos feitos por profissionais nutricionistas na audiência pública, explicou que o governo é sensível a causa da classe e que tem conhecimento da necessidade de aumentar o número de vagas para atender a demanda do Estado.

No entanto, Benilce Matos afirmou que atualmente a Seduc já está no limite prudencial dos gastos públicos e não tem condições de abrir novos concursos públicos. Segundo ela, o Estado sabe que precisa avançar nesse aspecto, mas que não sabe como porque, além de não tem condição financeira, por lei, a contração de nutricionistas se restringe a cinco vagas.

A gerente ressaltou que o governo precisa buscar recursos para novas contratações e que havendo condições, outras coordenadorias regionais serão atendidas e, provavelmente, um concurso público poderá ser feito em 2018.

Após as explanações, o deputado Anderson ressaltou que “ninguém consegue se concentrar com o estômago vazio, e tendo um metabolismo mais acelerado, crianças e jovens sentem fome mais vezes por dia, o que torna a ampliação do quadro de nutricionistas uma questão fundamental para contribuir com a educação dos estudantes”.

O parlamentar, ao final da audiência, colocou como encaminhamento a necessidade de o Governo, por meio da Seduc, apresentar um planejamento para providenciar a ampliação do quadro de nutricionistas às 18 coordenadorias regionais do órgão no Estado.

Fonte: Juliana Martins

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)