Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Dia do Bem


Penas mais duras

Com propostas aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado atribuindo penas mais duras para quem dirigir embriagado, o Código de Trânsito Brasileiro poderá sofrer nova mudança, especialmente para aquele motorista sob efeito do álcool ou outra substância que esteja dirigindo.  A PEC aprovada cria o tipo penal qualificado de “lesão corporal culposa na direção de veiculo automotor”

O projeto inova ao atribuir o envolvimento de um motorista com capacidade psicomotora alterada pelo consumo de drogas em acidentes de trânsito que resulte em lesão corporal grave ou gravíssima. A pena estipulada é de dois a cinco anos de reclusão. Tal providencia, conforme o relator da PEC, senador Aluizio Nunes (PSDB-SP) supre uma lacuna legislativa tendo em vista que a qualificadora em questão somente existe atualmente como caso de homicídio culposo.

Depois de passar na CCJ a proposta, que já recebeu parecer favorável, e mais duas emendas, do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) segue para o plenário com pedido de votação em regime de urgência.

Poder de articulação

Mesmo iniciante na política, o prefeito eleito Hildon Chaves (PSDB) se já se comporta como um veterano em termos de articulação. O jantar com a bancada federal em Brasília durante a semana rendeu bons frutos para Porto Velho com a captação de emenda conjunta de quase R$ 130 milhões beneficiando a capital. É essencial um bom relacionamento com a bancada federal.

Dia do Bem

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cumpre agenda no estado a partir de sábado, participando do Dia do Bem promovido anualmente pela Rede TV em todo estado. O senador cumprirá roteiro de visitas em Porto Velho e Ji-Paraná no sábado e na próxima semana manterá encontros com lideranças regionais do PDT e região central do estado visando à renovação dos diretórios municipais.

Piratas e traficantes

Dominados por piratas e traficantes, os rios da Amazônia – principalmente no AM, PA e RO, AP - se transformaram num enorme perigo para a navegação comercial, principalmente para o de transporte de combustíveis e de eletrônicos. Os barcos de passageiros também têm sido atacados. A incidência das abordagens tem sido frequente e as autoridades não conseguem frear a violência.

Prazo concedido

Derrotado na eleição a prefeito, o deputado Leo Moraes (PTB-Porto Velho) resolveu conceder um prazo de carência de atuação de 100 dias para o alcaide eleito Hildon Chaves (PSDB), inquilino do mesmo prédio onde o adversário mora, com um andar de diferença. Depois deste prazo,  o vizinho Leo promete ser rigoroso na cobrança dos atos do Poder Executivo.

Clã enrolado

O dedo podre do eleitorado de Vilhena impressiona. Mesmo sabendo das condenações do ex-prefeito Marcos Donadon, do deputado federal Natan e do estadual Marco Antonio (e com membros do clã foragidos), a cidade elegeu com boa votação a esposa de Melki, Rosani, que, diga-se de passagem, também tem problemas com a justiça. Não bastasse, o presidente da Câmara Junior Donadon também foi preso...

Via Direta

*** Com pacotes impopulares, os governadores do Rio de Janeiro, Pezão e Sartori, do Rio Grande do Sul vivenciam dias turbulentos em seus estados *** Por alta de eficiência e lotado de marajás, a Caerd esta perdendo terreno no estado e perdendo escritórios regionais, como ocorreu com Ariquemes ***Antigo ninho de petistas e sindicalistas, a cada ano a companhia afunda mais e mais.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)