Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão recebe equipe do Hospital Infantil Cosme e Damião. O gargalo do hospital é a superlotação, diz diretor



A Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, em reunião realizada nesta terça-feira (1º), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, recebeu a equipe administrativa do Hospital Infantil Cosme e Damião para ouvir as necessidades da instituição.

Após visita ao hospital e verificar a intensa demanda e constatar a realidade do local, o presidente da comissão, deputado Airton Gurgacz (PDT) convidou o diretor-adjunto Sérgio Pereira, a chefe do setor social, Érica Lima e a psicóloga, Kelma Johnson, para exporem as principais dificuldades da unidade.

De acordo com o diretor-adjunto Sérgio Pereira, o gargalo do hospital é a superlotação. Segundo ele, a instituição seria o único hospital de urgência e emergência infantil de Rondônia, recebendo pacientes dos 51 municípios e atendendo também crianças e adolescentes de regiões do Mato Grosso e do Amazonas.

“Muitas vezes são pacientes que poderiam ter sido atendidos no posto de saúde, na unidade básica, e essa demanda acaba sobrecarregando o hospital, pois lá, ninguém fica sem atendimento”, declarou Sérgio.

Ele explicou que mesmo com algumas dificuldades é possível afirmar que os trabalhos estão avançando devido o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).  A instituição aguarda emendas do governo federal para a ampliação de 20 leitos da UTI.

Outro aspecto apontado por Sérgio Pereira é a questão do regulamento de pacientes. Segundo ele, se todas as unidades de saúde informassem os dados clínicos dos pacientes que saem de outras localidades antes de chegar ao hospital, muito mais vidas seriam salvas.

“Trabalhamos com ‘vaga zero’ e essa falta de comunicação atrapalha muito, pois se nos informassem o quadro clínico da criança antes dela sair do seu município de origem, o atendimento já ficaria encaminhado e tudo seria mais fácil”, disse Sérgio.

Sobre a violência doméstica infantil, a assistente social, Érica Lima, apresentou relatório de estatísticas dos últimos cinco anos onde apontou ações voltadas ao melhor atendimento às vítimas de violência.

A instalação de uma Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) dentro do próprio hospital para o registro de boletins de ocorrência seria uma das alternativas, pois, segundo Érica, a unidade de Porto Velho não atende 24 horas.

O aumento do número de Conselhos Tutelares também foi apontado como medida para facilitar o atendimento a crianças e adolescentes que, segundo a assistente social, sofrem qualquer tipo de violência e que são encaminhados ao Cosme e Damião.

O presidente Airton Gurgacz, ao lado dos demais membros da comissão, deputado Só na Bença (PMDB) e deputada Rosângela Donadon (PMDB), afirmou que o relatório será analisado na íntegra para que a comissão tome conhecimento das ações a serem providenciadas junto ao governo do Estado e demais parlamentares.

“Assim poderemos apoiar o bom andamento dos trabalhos do Hospital Infantil Cosme e Damião e preservar a saúde das nossas crianças”, concluiu Gurgacz.

Fonte:  Decom / ALE
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)