Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Capital da Navegação debate entraves do transporte fluvial em Manaus



As deficiências da infraestrutura portuária e uma série de outros entraves, que impactam o transporte fluvial de passageiros no Amazonas e na Região Norte, serão debatidas hoje, terça-feira (6), em Manaus. As discussões ocorrerão no movimento de mobilização "Capital da Navegação",empresários do setor e lideranças sindicais de vários estados do país.

Manaus será a quinta etapa do movimento. As fragilidades do transporte fluvial de passageiros e cargas na região Amazônica, a formação de profissionais aquaviários, infraestrutura portuária e a segurança serão tratados no evento.

O evento é realizado pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma).

O evento ocorre a partir das 9h, desta terça-feira,  6 de outubro, na sala Rio Madeira do Hotel Intercity. Empresários, representantes de vários sindicatos de navegação do país – Sindfluvial, Sindarpa, Sindarsul, Syndarma, Sindasp, Sindiporto Brasil – e da Câmara Interamericana de Transportes. Foram convidados parlamentares do Amazonas e representantes de órgãos ligados ao setor de navegação hidroviária do país.

Após as discussões será elaborado um documento com indicações e pedidos sobre os problemas apontados. O documento seguirá para órgãos responsáveis por solucionar as falhas.

Histórico do movimento

A primeira edição da mobilização foi realizada março deste ano, em Belém. Na ocasião, as lideranças do setor discutiram questão da Poligonal do Porto de Manaus e de Belém, a cobrança de tarifa pela CDP para utilização do canal de acesso ao Porto de Belém, dentre outros assuntos, que envolvem o transporte aquaviário.

Em abril, as lideranças do setor brasileiro de navegação voltaram a se reunir no interior de São Paulo. O foco principal do debate foi a paralisação da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, que vem afetando o setor desde maio do ano passado quando o transporte de cargas foi interrompido para priorizar a geração de energia. Já no último mês de junho, os empresários e representantes sindicais debateram formação de aquaviários, em Porto Alegre (RS).

No dia 20 de agosto, Porto Velho (RO) recebeu o evento e um dos principais temas debatidos foi o avanço do garimpo no Rio Madeira. Uma série de ações foram articuladas no encontro e novamente entidades do setor enviaram denúncias para os órgãos que podem interferir no caso. A mobilização provocou a Operação Azougue, que resultou na expedição de 18 autos de infrações, que juntos somam multas de mais de R$ 3 milhões. Durante a ação, pelo menos 180 balsas foram retiradas da Área de Preservação Ambiental (APA), outras 104 foram notificadas, três lanchas apreendidas e 18 pessoas conduzidas à Polícia Federal. 

Mobilização “Capital da Navegação”

Local: Hotel Intercity, localizado na Rua Professor Marciano Armond, nº 544 - Adrianópolis, na Zona Centro Sul da capital amazonense.

Sala Rio Madeira

Horário: 9h às 12h

-------

Programação

Recepção: para autoridades, convidados, navegadores, empresários e imprensa.

9h - composição da mesa;

9h10 às 10h30 - ocorrerão as apresentações de painéis de temas relacionados a navegação fluvial na Amazônia (transporte de passageiros no Amazonas e na Amazônia, a formação de profissionais aquaviários, infraestrutura portuária da região e segurança);

10h30 às 12h - debate sobre entraves da navegação;

No final do evento, o documento "Carta de Manaus" será elaborado com encaminhamentos de propostas e pedidos para órgãos, que podem solucionar problemas apontados pelo setor. 


Fonte: Sindarma

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)