Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assegurada liberdade religiosa da Hoasca em Rondônia



A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, em primeira e segunda votação, a Mensagem 238 do Poder Executivo, que altera a redação da ementa e do artigo primeiro da Lei nº 3.653, de 9 de novembro de 2015, que “Institui a liberdade religiosa da Hoasca no Estado de Rondônia”.

Pela alteração, passa a constar que a Lei nº 3.653 “Reconhece a liberdade religiosa da Hoasca no Estado de Rondônia”.

A mensagem do governo do Estado não muda a essência do Projeto de Lei nº 150/2015, de autoria do deputado Ezequiel Júnior (PSDC), assegurando às instituições religiosas que distribuem o chá Hoasca o direito ao transporte de duas plantas, o Banisteriopsis caapi e a Psychotria viridis.

Na mensagem encaminhada pelo Executivo, o governador Confúcio Moura (PMDB) cita que a matéria reconhece a liberdade religiosa da Hoasca em Rondônia, regulando e garantindo a proteção decorrente da Constituição Federal.

O governador destaca o artigo 5º, inciso VI, onde são garantidas as atividades de extração, coleta e transporte do cipó Banisteriopsis caapi e da folha Psychotria viridis, utilizadas em sacramentos religiosos.

“A Constituição Federal inclui a liberdade de crença e religião no rol de direitos e deveres individuais e coletivos, desta forma, cabe ao Estado garantir a proteção necessária aos locais de culto e suas liturgias”, consta na mensagem.

O deputado Ezequiel Júnior agradeceu ao governador Confúcio Moura pela decisão. O parlamentar explicou que a lei não regulamenta uma religião, e sim assegura o direito ao transporte das plantas utilizadas no preparo do chá conhecido como Hoasca.

Inicialmente o projeto apresentado por Ezequiel foi aprovado em primeira e segunda votação, por unanimidade. As galerias ficaram lotadas por dirigentes da União do Vegetal (UDV) e do Santo Daime, que agradeceram o posicionamento dos deputados estaduais.

Apesar disso, o projeto recebeu veto do Executivo porque um procurador do Estado entendeu que estaria sendo instituída uma religião. Ezequiel Júnior explicou novamente a situação e os deputados derrubaram o veto, novamente por unanimidade, diante das galerias mais uma vez lotadas por dirigentes da UDV e do Santo Daime.

Ezequiel detalhou, na ocasião, que havia conversado com o governador. “Confúcio tem em sua assessoria diversas pessoas que utilizam o chá Hoasca. O governador disse que não havia percebido o que havia acontecido e assegurou que não era contra o projeto”, contou o deputado.

Assim, após a derrubada do veto, o governador enviou à Assembleia Legislativa a Mensagem 238, citando que a matéria sobrevém em razão da iniciativa de Ezequiel Júnior. A mensagem recebeu parecer favorável do deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), seguindo para votação em plenário.

De acordo com Ezequiel Júnior, a Assembleia Legislativa de Rondônia deu um bom exemplo para todas as casas de leis do Brasil. Isso porque todos os deputados foram favoráveis ao projeto, independente a qual religião seguem.

“Faço um agradecimento especial aos deputados evangélicos. Diversos desses colegas se manifestaram em plenário, reconhecendo que vivemos em um Estado laico, onde cada um tem o direito de escolher sua religião”, acrescentou.

Ezequiel Júnior explicou que também apoia as igrejas evangélicas, principalmente na região de Machadinho do Oeste. “Todas as denominações religiosas que pregam o bem merecem nossa consideração”, frisou.

Fonte: Nilton Salina

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)