Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A penúria geral


A penúria geral

Profundo conhecedor da situação do municipalismo, até porque foi presidente da Associação Rondoniense de Municípios-AROM por vários anos, o deputado estadual Laerte Gomes (PEN-Alvorada doA penúria geral - Gente de Opinião Oeste), preocupado com a penúria vivenciada pelos municípios do estado convocou audiência pública na Assembléia Legislativa, no próximo dia 22, para debater o assunto e encaminhar soluções.

O ano, de fato, tem sido difícil para os prefeitos. A maioria esta trabalhando no vermelho e muitos alcaides não sabem o que vão fazer para pagar o décimo – terceiro do funcionalismo e seus fornecedores. Houve até renuncia, caso do prefeito César Cassol, de Rolim de Moura, que se queixou de falta de apoio e jogou o pepino do endividamento para seu sucessor Luizão do Trento.

Como diz Larte Gomes, os municípios estão no fundo do poço e acumulam prejuízos pela redução do aporte de recursos do rateio do FPM e pelos encargos deixados pela União as prefeituras no tocante a saúde e educação. Salve-se quem puder!


Uma definição

A penúria geral - Gente de OpiniãoO ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT) já corre trecho em busca de apoio para voltar ao Palácio Tancredo Neves. Aos amigos tem confidenciado, no entanto, que só define uma posição no ano que vem depois de avaliar o quadro sucessório. As outras opções petistas na disputa são o deputado Ribamar Araújo e o vereador Sid Órleans.

Outra negativa

A penúria geral - Gente de OpiniãoTambém o empresário Adélio Barafaldi (DEM), ao ser instado sobre uma eventual candidatura à prefeitura de Porto Velho, tem negado interesse. Ao mesmo tempo, Barafaldi amplia sua presença na mídia e a classe empresarial manifesta interesse em apoiar sua candidatura pelo seu perfil de administrador. É outro que chutou a definição para meados de 2016.



 

Tragédia anunciada

A penúria geral - Gente de Opinião

O caos no sistema de transportes coletivos em Porto Velho era uma tragédia anunciada. Faltou planejamento para a transição entre as empresas que estavam deixando o sistema e a entrada da nova e para piorar ainda as coisas a vencedora da licitação não se apresentou na data anunciada. E o anuncio de 50 ônibus emergenciais não suprem as necessidades. Seriam necessários 180 para atender a demanda.    


 

Disputa acirrada

A penúria geral - Gente de OpiniãoNunca na história de Rondônia se viu uma disputa tão acirrada na classe dos advogados. Na peleja pelo controle do comando da OAB-RO, situação e oposição travam uma peleja incandescente. As rivalidades tribais estão exacerbadas e se vê uma oposição organizada e com a faca nos dentes para retomar a hegemonia da entidade. Te segura, Andrey!

A mobilidade

A penúria geral - Gente de OpiniãoA mobilidade nas proximidades do Centro Cívico, formado pela sede do governo e tribunais, será tema de audiência pública na Assembléia Legislativa na próxima semana. O trânsito já anda caótico na região das Pedrinhas e o movimento deverá aumentar no ano vem quando será inaugurado o novo prédio do Poder Legislativo já em fase de conclusão. Urge, por conseguinte, soluções.

Via Direta

*** Com a mão grande, os prefeitos de Cojubim e de Montenegro estão enrascados com a justiça *** Aumenta a concentração de drogados no porto Cai N’Água e no entorno da ponte sobre o Rio Madeira *** Com a greve dos bancários e a paralisação dos transportes coletivos, Porto Velho arriou de vez *** Vários colégios e faculdades acabaram suspendendo as aulas até a retomada do transporte público.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Os clãs Donadon, Amorim e dos Muletas se preparam para mais uma eleição

Dinheiro acalma Padre Antônio Vieira, em famoso sermão, dizia que o dinheiro “é o nervo dos exércitos e das repúblicas”. O presidente francês, Emma

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

Porto Velho tem a possibilidade de eleger pela primeira vez uma mulher no Paço Municipal

O custo de morarO jornal britânico The Economist, uma das publicações mais respeitáveis do mundo, fez um forte alerta sobre a piora do clima causad

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)