Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TCE abre IX Encontro de Atualização Administração


Realizado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por intermédio da Escola Superior de Contas (Escon), será aberto na próxima segunda-feira (17), em Colorado do Oeste, no Cone Sul do Estado, o IX Encontro de Atualização Administrativa, composto por oficinas e palestra envolvendo temas referentes à administração pública e ao controle dos gastos públicos.

 

Em Colorado, as capacitações serão realizadas nas dependências Faculdade de Educação (Faec), envolvendo jurisdicionados do município-sede e das cidades de Cabixi, Chupinguaia, Cerejeiras, Corumbiara, Espigão, Pimenta Bueno, Pimenteiras e Vilhena.

 

Entre os temas a serem abordados estão a nova contabilidade pública, tendo como instrutores o conselheiro-substituto Erivan Oliveira e auditor de controle externo, Francisco Barbosa, e orçamento público e gestão fiscal, a ser ministrado pelo conselheiro-substituto Omar Pires.

 

Já o conselheiro-substituto Davi Dantas e seu assessor Luiz Ibanor abordarão o controle interno, enquanto o procurador do Ministério Público de Contas, Ernesto Tavares, discorrerá sobre processo e responsabilização de agentes públicos perante os Tribunais de Contas.

 

Controle social, enfocando os recursos aplicados na educação e na saúde, é o tema de oficina a ser ministrada pelo técnico de controle externo, Moisés Rodrigues. Já atos de pessoal terá instrutoras da área de controle externo: a auditora Maria Gleidivana falará sobre aposentadoria e pensão, enquanto a técnica Camila Batista abordará admissão e edital de concurso público. Já o auditor de controle externo Oscar Lebre ministrará oficina sobre as irregularidades mais comuns tanto na aplicação no ensino e os recursos do Fundeb quanto na aplicação em ações e serviços públicos de saúde.

 

O Sigap, sistema informatizado do TCE, terá oficina própria, dividida em dois subtemas: um enfocando o módulo Gestão Fiscal, tendo como instrutores o auditor Allan Cardoso e os técnicos Jorge Eurico e Neli Araújo. Já o módulo Obras terá como instrutores, além de Allan, os auditores Raimundo Paraguassu (que atuará na 1ª fase) e Domingos Sávio (na 2ª fase).

 

Por fim, a oficina com tema processo legislativo e fundamentos da técnica legislativa será ministrada pelo chefe de Gabinete da Presidência, Laércio Fernando. Haverá também, em momentos específicos dentro de cada oficina, espaço para palestra que tem como assunto a mensuração de ativos (reavaliação, redução ao valor recuperável, depreciação, amortização e exaustão de bens públicos) e o sistema de informação de custos e qualidade do gasto no setor público. Os servidores do TCE, Gumercindo Cruz e Aldrin Willy Taborda, serão os palestrantes.

 

OUTROS POLOS

 

Além de Colorado, a primeira fase do IX Encontro de Atualização também contemplará outros dois polos, cujas inscrições ainda podem ser feitas pelos e-mails escon@tce.ro.gov.br e escon.inscricoes@tce.ro.gov.br. Em Rolim de Moura, as oficinas serão realizadas nos dias 20 e 21, na Farol. Podem se inscrever jurisdicionados do município-sede e também de Alta Floresta, Alto Alegre, Cacoal, Castanheiras, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia, Novo Horizonte, Parecis, Primavera, Santa Luzia e São Felipe.

 

Em Alvorada, as oficinas ocorrerão nos dias 23 e 24 nas dependências da Escola Professora Matilde Dutra Rozo. Poderão se inscrever para este polo, além dos jurisdicionados de Alvorada, os dos municípios de Costa Marques, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova União, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Urupá.

 

Por fim, a segunda fase do encontro ocorrerá dos dias 17 a 21 de março, contemplando os municípios-polo de Ouro Preto (Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Machadinho, Monte Negro, Rio Crespo, Teixeirópolis, Theobroma, Vale do Anari e Vale do Paraíso) e Guajará-Mirim (Alto Paraíso, Candeias, Cujubim, Itapuã, Nova Mamoré e Porto Velho).

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)