Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Senador e dep. federal visitam a sede do TCE em Cacoal



O senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp e o prefeito municipal Franco Vialetto, que participaram da solenidade de inauguração da quadra poliesportiva do Centro Educacional de Recuperação Infanto-Neurológica de Cacoal (Cernic), fizeram, na última sexta-feira (25), uma visita ao prédio da Secretaria Regional do Tribunal de Contas em Cacoal, a ser inaugurada no próximo dia 2 de maio.

Na oportunidade, os parlamentares e o chefe do Executivo Municipal foram recebidos pelo presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, que estava vistoriando as obras da Regional, juntamente com os conselheiros Valdivino Crispim, vice-presidente da Corte, e Francisco Carvalho, ouvidor.

Durante a visita, o presidente José Gomes relembrou a cobrança feita, tempos atrás, pelo senador Raupp sobre a ausência da Corte de Contas no interior do Estado, ao contrário de outras instituições públicas que já mantêm representações nos municípios.

“Lembro-me que, naquela época, o senador Raupp me perguntou por que o Tribunal não interiorizava suas ações. E hoje, senador, posso dizer que estamos atendendo esse anseio dos gestores e da sociedade do polo de Cacoal, inaugurando nossa Regional aqui, no próximo dia 2 de maio”, disse José Gomes.

Após ouvir o presidente do Tribunal de Contas, o senador Valdir Raupp falou da importância da instalação física do TCE no interior. “Não há dúvida de que a interiorização do Tribunal de Contas é uma conquista para a sociedade rondoniense. E, nesse aspecto, o Tribunal de Contas de Rondônia dá exemplo para todo o País, aprimorando seu trabalho e dando maior segurança aos gestores do nosso Estado”, declarou.

Já a deputada Marinha Raupp também destacou a iniciativa do TCE, acrescentando que a interiorização fortalece o órgão não apenas no aspecto fiscalizatório, mas também pedagógico: “Acompanho a ação do Tribunal há bastante tempo e vejo que, hoje, a Corte orienta mais, proporcionando, com isso, melhores resultados para a coletividade, pois evita o mau uso do dinheiro público.”

INTERIORIZAÇÃO

Assim que for inaugurada, a Regional de Cacoal terá sob sua jurisdição, além do município-sede, as cidades de Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Felipe, Santa Luzia, Parecis, Castanheiras e Espigão do Oeste, trazendo benefícios para uma população estimada em 230 mil habitantes.

O processo de interiorização do TCE, deflagrado com a inauguração da unidade de Vilhena, que está em pleno funcionamento desde maio de 2010, contempla ainda a abertura de secretarias regionais nos pólos de Ariquemes (com previsão de inauguração ainda para este ano), Ji-Paraná (em processo de licitação) e São Miguel do Guaporé (onde o município está definindo o terreno que será doado para a construção da sede da Regional).

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Com objetivo de atender melhor a população com o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Tr

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)