Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Programa beneficia agricultores em Nova Mamoré e GM


Mas Rondônia parece que não pára. Além da experiência de sair da condição de ocupante para proprietário, outros pequenos produtores de Nova Mamoré e Guajará Mirim foram beneficiados com o programa Agricultura Familiar e agroindústrias. Com recursos dos bancos federais e subsídios do governo do Estado, eles vão poder implementar em suas lavouras máquinas, equipamentos e outros meios de aumentar a produção. Os recursos serão investidos na tecnificação da pecuária leiteira, recuperação de pastagens, aquisição de novas matrizes e implantação de agroindústrias.

Edmar Martins do Carmo, mais conhecido como Mineiro do Queijo, 47 anos, morador da nona linha do Taquara, município de Nova Mamoré, produz 550 litros de leite, e a partir da agroindústria de derivados de leite, vai comprar o leite dos vizinhos para a produção da agroindústria.

Seus produtos vão abastecer o mercado local e também Porto Velho. “Serão três pessoas da família trabalhando na agroindústria”, anuncia.

Já Wanderval Silva, de 48 anos e popularmente conhecido como Zico, vai investir na melhoria de infraestrutura da propriedade, com a construção de curral, barracão e implantação de ordenhadeira e aquisição de novas vacas e touros. Ele mora em Nova Dimensão, na linha 28.

Vai aproveitar a liberação de crédito para aumentar a produção de 250 para 600 litros.

Casa de farinha

A Associação dos Produtores Rurais do Iata e Região (Asproq) recebeu na quarta-feira (11) uma casa de farinha para atender 48 famílias, mais de 200 pessoas. A instalação do equipamento será em janeiro, na Quinta Linha e vai melhorar a vida de toda a comunidade, diz o presidente da entidade, Lenilson Monteiro Cavalcante.

Ao agradecer ao governador Confúcio Moura pelo envio da Casa de Farinha, Lenilson informou que com a máquina também será necessário mais espaço para cultivo da mandioca e apresentou ao governador um pedido formal de um trator com grade e carroça para arar novas áreas e ampliar o plantio. Contou das dificuldades e do sofrimento do povo que não tem um trator e nem sempre é possível alugar um equipamento particular. E recebeu a promessa de que em sete dias a associação receberá um trator do Estado. Em contrapartida, a associação vai produzir farinha e seus derivados para atender onde houver demanda em Rondônia.

Segundo Lenilson, atualmente são 30 hectares de plantio e cerca de 70 hectares à espera do trator para ser cultivado. Ele conta que a região sofreu grande devastação e que recentemente o governo doou 70 toneladas de calcário para ajudar na recuperação do subsolo e que com a máquina de farinha e o trator a produção vai ser grande.

A Quinta Linha também tem um considerável plantio de abacaxi e de melancia. “No final de novembro colhemos mais de duas mil melancias”, finalizou o presidente da associação.

Fonte: Alice Thomaz / Decom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)