Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Polícia Ambiental recupera mata ciliar nos Igarapés


O Batalhão de Polícia Militar Ambiental começou o programa de reflorestamento dos igarapés e educação ambiental entre os moradores das comunidades atingidas pelas enchentes. O trabalho teve início no canal do Tancredo Neves, localizado no bairro Socialista. No total, foram plantadas 50 mudas de Sobrasil, 35 mudas de Ipês e 15 mudas de freijo.

A degradação das nascentes e poluição dos igarapés foi o principal objetivo que levou o Ministério Público Estadual a tomar a iniciativa de convidar os órgãos municipais e estaduais responsáveis pela preservação ambiental, a trabalharem em conjunto, visando à desobstrução de todos os canais localizados na área urbana da capital.

O sargento Valtir Pereira da Silva relatou a atual degradação dos mananciais, destacando as contaminações por esgoto in natura, creditando ao município a falta de fiscalização dos casos de fossas estouradas, derramamento nas vias públicas, as ligações de fossas nas galerias pluviais e as de ligações diretas para o meio fio, sendo tudo carreado para os canais fluviais.

Após duas reuniões realizadas no Ministério Público, comandadas pela promotora do Meio Ambiente, Priscila Matzenbacher Tibes Schmidt, envolvendo secretarias municipais, Ong´s, Polícia Militar Ambiental, Ministério Público, OAB e as Faculdades São Lucas, Faro, Uniron e Ulbra, as prioridades foram definidas, ficando a Prefeitura, através da Semob e Semusp e Semfaz responsável pela limpeza dos igarapés, começando pelo Canal do Tancredo Neves por ser considerado o que mais atinge a população, devido as enchentes, devendo agir de forma contínua, até atingir todos os canais do município, cabendo aos demais órgãos total apoio nas atividades.

O Batalhão Ambiental juntamente com a Sema ficaram responsáveis pelo acompanhamento das atividades, realizando ainda educação ambiental com as comunidades atingidas e notificação dos casos necessários, cabendo ainda ao BPA, o replantio de árvores nos locais apropriados, induzindo a comunidade a participar e cuidar das áreas trabalhadas.

O major Josenildo Jacinto do Nascimento, comandante do Batalhão Ambiental, que coordenou o plantio das mudas, ressaltou que o órgão ambiental começou um levantamento dos comércios que funcionam de forma indevida nas margens dos igarapés.


Fonte: Lenilson Guedes

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)