Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam participa da recuperação das Matas Ciliares em Vilhena


 
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, através do Programa Estadual de Recuperação de Mata Ciliar participou de uma reunião no município de Vilhena coordenada pelo Ministério Público do Estado – Promotorias de Justiça de Vilhena. De acordo com os técnicos da Sedam, o Ministério Público tem realizado reuniões em diversas comunidades rurais dos Municípios de Vilhena e Chumpinguaia nos últimos meses para tratar da recomposição das matas ciliares nas propriedades rurais destes municípios.

Nestas reuniões, o Promotor de Justiça, Paulo Lermen, apresenta proposta de recomposição das áreas degradadas, principalmente das matas ciliares, dada a sua importância na manutenção da quantidade e qualidade de água. A proposta sugere a adesão dos proprietários rurais na implantação de cercas para que o isolamento das áreas de preservação permanentes (APPs), permitam a recuperação natural destas áreas. A meta para 2009, de acordo com o Promotor, é de isolar toda a APP, para que num segundo momento do projeto as áreas sejam enriquecidas com mudas de essências nativas da região.

As comunidades que estão sendo trabalhadas neste ano de 2009 são de Perobal, Nova Conquista e São Lourenço (Vilhena) e Distrito do Guaporé (Chumpinguaia), além dos grandes proprietários rurais que se reuniram na Promotoria em Vilhena.

Para estas reuniões, de acordo com a coordenadora do Programa de Recuperação de mata Ciliar, Kátia Casula, foram convidadas instituições ambientais e associativas, os quais apresentaram as suas instituições, além de expor alguns temas relevantes para informar a população sobre a importância de projetos deste cunho.

A Prefeitura de Vilhena, através da SEMICAM, expôs sobre a “Importância das Matas Ciliares”. A SEDAM apresentou sobre o Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado de Rondônia, o IBAMA sobre a “Recuperação das APPs”. Também participaram no evento a EMATER, o INCRA, o IDARON, DER, associações patronais e de agricultores orientando a comunidade e esclarecendo dúvidas sobre as suas atividades.

Os técnicos da Sedam explicam que ao final de cada reunião o MP dispõe um prazo de 30 dias, a contar da data da reunião, para que aquela comunidade realize um levantamento sobre as necessidades para executar o trabalho de isolamento e de recuperação das APPs. A iniciativa do MP de Vilhena, assim como em outras comarcas, é de fundamental importância para a concretização dos trabalhos realizados pela Sedam”, diz Kátia Casula. Para a Secretaria de Estado, são necessárias ações locais que incentive os proprietários rurais, assim poderá apoiar os projetos, que juntos alcançarão o bem comum, que é a revitalização das Matas Ciliares.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)