Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia amplia presença no agronegócio nacional



Investimentos de R $ 22 milhões em Agropecuária Garantem bons resultados com soja, mandioca, cacau, café, arroz, feijão, peixes e carne congelada De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes-RO), Rondônia já responde por 4% da soja, mandioca e cacau plantados e colhidos no país.

O Estado também concentra 4,5% do café e 3% do arroz e feijão produzidos. E como a região é alvo sobretudo da pecuária, essa produção provém quase que exclusivamente de pequenas propriedades familiares.

Segundo o secretário Marco Antonio Petisco, os resultados refletem o bom desempenho do Promec, o Programa de Mecanização Agrícola desenvolvido em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) com o objetivo de incentivar, em cada município, o uso de tecnologia para fortalecer a agricultura familiar de forma sustentável. Os investimentos em programas de apoio a agropecuaristas no estado chegam a R$ 22 milhões.

Peixes e pecuária

Outros dados de destaque divulgados pela Sedes-RO mostram também que o Estado já possui a oitava maior produção nacional de peixes e é o quinto maior produtor de peixes de cativeiro. O salto na produção é resultado de outro projeto em parceira da Secretaria com a Emater, o Pró-Peixe - Programa de Incentivo à Piscicultura.

Com 85% da área com potencial produtivo, segundo a Embrapa, Rondônia emprega, direta e indiretamente, 250 mil pessoas na cadeia produtiva de carne. Tem o oitavo rebanho nacional, com 12 milhões de cabeças de bovinos, e exporta 10,3% de toda a carne congelada e desossada do País.

Participação de RO no mercado nacional

Carne desossada e congelada 10,3%

Café 4,5%

Soja 4%

Mandioca 4%

Cacau 4%

Arroz e feijão 3%

Peixes de cativeiro 5º maior produtor do País

O Estado também guarda os maiores investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, com recursos destinados à geração de empregos e destaque para a construção de duas hidrelétricas (Santo Antônio e Jirau) sobre o Rio Madeira.

Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)