Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa realiza II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso


Nos dias 29 e 30 de novembro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), promovem o II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso, em Brasília (DF). No evento, que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,

Embrapa realiza II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso - Gente de Opinião
Pinhão manso é uma das espécies com maior potencial para produção de biodiesel/Foto: Daniel Medeiros

serão mostrados os avanços dos últimos dois anos de pesquisas sobre o cultivo da oleaginosa e a utilização dela na produção de biocombustíveis. Entre as discussões estão, ainda, os avanços científicos da cultura nas áreas de melhoramento genético, sistema de produção, mecanização e sustentabilidade para produção de biocombustíveis no Brasil e exterior.

Durante o encontro, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de universidades e de unidades da Embrapa falarão sobre os trabalhos que estão desenvolvendo para viabilizar a fabricação de biocombustíveis a partir do pinhão manso, uma das espécies com maior potencial para obtenção de óleo para biodiesel. O Congresso contará também com a participação de especialistas estrangeiros, que apresentarão os resultados obtidos com a cultura em países como Estados Unidos, México, Colômbia e Holanda.

Uma das palestras do Congresso é do pesquisador da Embrapa Rondônia, Rodrigo Barros Rocha. Ele vai falar sobre o tema “Mérito agrícola do cultivo de pinhão manso no estado de Rondônia”. De acordo com os estudos realizados, a oleaginosa tem apresentado boa adaptação ao clima tropical com chuvas abundantes e período seco bem definido. “O clima seco bem definido, entre os meses de abril e setembro, e as chuvas abundantes na estação chuvosa favorecem a antecipação da colheita na região, que ocorre nos meses de dezembro e janeiro, o que contribui para diminuir os danos das principais pragas desse cultivo”, explica Rodrigo.

O público estimado do Congresso é de 500 participantes, entre pesquisadores, técnicos, professores, representantes governamentais, produtores, extensionistas, empresários e estudantes.

Pinhão manso

O pinhão manso possui elevado potencial de rendimento de grãos e óleos. É uma cultura que não concorre diretamente com a agricultura de alimentos e, em sua fase inicial, permite o cultivo em consórcio com outras culturas. Por esses motivos, a oleaginosa é considerada uma cultura potencial para atender ao Programa Nacional de Produção de Biodiesel.

Fonte: Kadijah Suleiman

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)