Sexta-feira, 9 de outubro de 2009 - 16h19
Em resposta ao pedido do Ministério da Saúde, o Governo de Rondônia convocou a etapa Estadual da 1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental. Nos dias 19, 20 e 21 de outubro a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), juntamente com Movimentos Sociais, Trabalhadores, Setor Empresarial, ONG’s, Universidades, Faculdades, Poder Público Municipal e Federal estarão discutindo os eixos temáticos da Conferência.
A abertura acontecerá no Rondon Palace Hotel às 17:00 horas do dia 19. O evento conta com o apoio realizado pelos Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e das Cidades que tem como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis” e lema: “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!”.
De acordo com os organizadores, o espaço de discussão se faz necessário devido ao fato da ação antrópica sobre a natureza vir causando impactos cada vez mais graves sobre a saúde humana e aos ecossistemas do planeta. Esses problemas são interdependentes, seus impactos vão além das fronteiras locais e seus efeitos são produzidos e sentidos pelas populações.
Para buscar a solução para esses problemas requer a formulação e gestão de políticas públicas interdisciplinares fator que mobilizou os Ministérios da Saúde, Meio Ambiente e das Cidades a realizarem essa Conferência em parceria com todos os segmentos estaduais e municipais do país. A etapa nacional acontecerá no período de 09 a 12 de dezembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília – DF.
Durante a Conferência Estadual os participantes irão discutir três eixos temáticos: desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta; trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis.
Depois de discutido os eixos temáticos serão eleitos os delegados para defenderem as diretrizes e ações propostas pelos participantes do evento na etapa estadual em Brasília.
Para obter mais informações sobre a Conferência Estadual de Saúde Ambiental e realizar a inscrição para o evento acesse o site da Sedam, www.sedam.ro.gov.br ou pelos telefones (69)3216-1078, 3216-1074 e 3216 – 5343.
Fonte: Ascom
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)