Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hermínio diz que movimento grevista é justo e quer que Governo dialogue com trabalhadores da saúde


O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), disse nesta sexta-feira (04) que “o movimento grevista é justo e é chegada à hora de o Governo dialogar com os trabalhadores do setor de saúde de Rondônia em busca de uma solução que atenda aos reclames dos funcionários e da população do Estado”. O parlamentar assegurou que a Assembleia está pronta para intermediar o encontro e votar projetos de interesse do setor de saúde, Gente de Opiniãoprincipalmente o PCCS dos trabalhadores.

Além de homem público, Hermínio Coelho é conhecedor do sindicalismo. Durante anos, atuou ativamente em movimento grevista do setor de transporte. “O diálogo é o melhor caminho para se chegar ao bom termo. O que não pode é o Governo se esquivar de conversar com os trabalhadores da saúde que, de maneira geral, estão lutando por melhorias salariais e dignas condições de trabalho para bem atender a população que busca apoio médico-hospitalar no momento de dificuldade. A pauta de reivindicações já foi apresentada pelos trabalhadores e o momento é o Governo procurar o melhor caminho para atender a massa trabalhadora”, comentou o deputado.

A falta do compromisso por parte do Governo por conta do não envio, até o momento, à Assembleia Legislativa do Plano de Carreira, Cargo e Salários dos trabalhadores da saúde, foi citado pelo deputado Hermínio Coelho como um dos responsáveis pela greve deflagrada pelo funcionalismo. “Assim como o Governo encaminhou à Assembleia projeto que concede gratificação de produtividade aos médicos, proposta prontamente aprovada pelos deputados, deveria enviar, o quanto antes, o Plano de Carreira e Salários para beneficiar as demais categorias do setor de saúde. O tratamento igualitário, neste momento, colocaria fim no justo movimento grevista dos trabalhadores. A Assembleia Legislativa está pronta para intermediar as negociações porque sabemos que é a população que mais sofre com essa indefinição no setor de saúde rondoniense”, asseverou Hermínio.

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa sugeriu também que o Plano de Carreira, Cargos e Salários, assim que for aprovado pelos deputados, desde que encaminhado pelo Governo do Estado, possa ser implantado progressivamente. “O Governo diz que o impacto na folha de pagamento seria em torno de 30% com o PCCS. Acontece que algumas conquistas podem muito bem ser colocadas paulatinamente. Não há necessidade de se atender tudo de uma vez só, no mesmo momento. O estabelecimento de um cronograma de implantação do PCCS, entendo que objetiva o que desejam os trabalhadores da saúde. O que não pode é não enviar o Plano para a votação da Assembleia Legislativa. Na mesa de negociação, não tenho dúvida, o entendimento surgirá. Agora, o Governo precisa urgentemente é dialogar com os trabalhadores. Empurrar o problema para frente não ajudará ninguém e vai continuar massacrando a população que busca atendimento médico-hospitalar no momento da doença”, disse.

Ao finalizar seu posicionamento, o deputado Hermínio Coelho assegurou que a Assembleia está pronta para intermediar o bom entendimento entre trabalhadores e o Governo. “Volto a reiterar que o movimento grevista é justo. O Governo precisa cumprir o que foi acordado anteriormente e tratar de forma igualitária todos os trabalhadores do setor de saúde. Como tem feito, a Assembleia Legislativa não hesitará em aprovar rapidamente medidas que beneficiem o setor de saúde. Aliás, os deputados têm aprovado tudo que o Governo solicita em favor do engrandecimento do Estado. Os parlamentares têm dado voto de confiança ao governador e a seu secretariado. Por isso é que defendemos amplo diálogo entre as duas partes para não prejudicar por mais tempo a funcionalidade do setor de saúde de Rondônia. Fincar o pé, sem pensar na boa prestação de serviços à população, não é o melhor caminho nem para o Governo, nem para os trabalhadores que estão no justo direito de reivindicar o melhor tanto no campo de trabalho como no aspecto salarial”, completou Hermínio Coelho.


Fonte: ALE/RO -

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

Alunos do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveram a terceira edição do Projeto SALUS - Atendimento Clínico na Comunidade, levando c

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que mata 388 pessoas por dia em todo o país. E

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)