Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 14/12/10


Igualdade racial

Na composição Ministerial da presidente eleita Dilma Roussef, conforme revela o Informe JB, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) é favorita para ganhar, dentro da cota pessoal da presidente, a Secretaria de Igualdade Racial. O anuncio do nome da nova ministra – que tem outras concorrentes nas paradas - deve acontecer no próximo dia 20 de janeiro.

 

Base aliada

O G-14, o grupo de parlamentares que forma a base aliada do governador eleito Confúcio Moura teve seu primeiro encontro ontem à noite. Além de buscar a unificação da linguagem, a futura composição governista tratou também outros assuntos definidos para a pauta. 1 – A eleição da nova mesa diretora 2 – Convocação de sessões extraordinárias em janeiro.

 

Consórcios regionais

A implantação de consórcios regionais de saúde é uma aposta do governador eleito Confúcio Moura para o colapso vivenciado nesta área em Rondônia. Na recente visita ao município de Governador Valadares em Minas Gerais, onde existe um modelo gestor, o futuro governador foi buscar inspiração para tratar do assunto. Gostou do que viu e dos resultados obtidos pelos mineiros.

 

Pólos regionais

A idéia dos consórcios é muito é boa e já é utilizada em vários estados brasileiros. No caso de Rondônia, além da busca de soluções através da união dos municípios com apoio do governo estadual, haverá a necessidade da construção de hospitais de maior porte nos pólos regionais, casos de Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena.

 

Troca de comando

O PMDB anuncia a troca de comando no Diretório Municipal de Porto Velho com a indicação do engenheiro Abelardo Neto para a Secretaria de Obras.  Em janeiro, deverá assumir a presidência da legenda, o fiel escudeiro do senador Valdir Raup, o empresário Dirceu Fernandes que terá a importante missão de conduzir as alianças da agremiação para as eleições municipais de 2012.

 

Censo e vereadores

Com base nos números do censo 2010, os vereadores dos municípios que mais cresceram no país vão tentar aumentar o numero de representantes nas câmaras municipais. É mais uma polêmica com a opinião pública que se vê nos legislativos mirins um desperdício com o dinheiro público. Em Porto Velho, a maioria deles só ocupa espaço físico.

 

Tucanos rachados

Os tucanos estão rachados. A porção liderada por Expedito Junior e Hamilton Casara é favorável a composição com o futuro governador Confúcio Moura, outra metade, liderada por Aparício Carvalho já tinha assumido o lado cassolista, apoiando a candidatura do atual governador João Cahulla no segundo turno. O partido vai buscar o diálogo para se unir nos próximos embates.

 

Do Cotidiano

As próximas batalhas

Como no Natal, quem fala mais alto é Papai Noel, as atividades políticas tendem a se reduzir e isso vai até o ano novo. Mas logo na virada do ano, dia 1º de janeiro teremos a posse do governador eleito Confúcio Moura e seu secretariado, já comandando as festividades de mais um aniversário da autonomia do estado, marcadas para 4 de janeiro.

Já com o governador Confúcio Moura entronizado no Palácio Presidente Vargas, ele terá seu primeiro desafio na Assembléia Legislativa. Pretende colocar alguns projetos emergenciais para serem votados e se fizer isso ainda em janeiro, terá uma composição parlamentar ainda com maioria da base aliada dos seus rivais, o atual governador João Cahulla e o futuro líder da oposição, senador eleito Ivo Narciso Cassol.

Passada a primeira refrega na Assembléia Legislativa, com uma convocação extraordinária, ele terá outra logo em seguida: a eleição da nova mesa diretora do Parlamento estadual prevista para meados de fevereiro, quando os novos deputados tomam posse. Não poderá dar mole:  a nova oposição anda na cata de revanche e se os cassolistas conquistarem a Mesa Diretora, Moura terá sérios problemas pela frente nos próximos quatro anos

Com tantos problemas para resolver, nesta altura do campeonato, Confúcio não terá mais tanto tempo para filosofar em seu blog, onde relata quase diariamente suas noticias, suas impressões, onde até sinaliza a toada do novo governo, onde pretende imprimir as cores da modernidade com ações eficientes.

Em Rondônia é assim: o governador é festejado até a sua posse. Com sua posse, então já estarão nomeados todos os secretários e a maioria dos cargos de confiança. Milhares que cobiçavam alguma boquinha começarão a atirar pedras. Nem Cassol, que foi considerado uma espécie de novo Teixeirão escapou delas. No dia seguinte a entrada triunfal, ele já tinha um desgaste perdas na sua popularidade.

Tendo em vista que a política ser tão recorrente em Rondônia, não imagino, que aconteça algo diferente com o novo governador. Mesmo porque, a composição do seu governo não é homogênea: trata-se de uma coalizão de forças que tem em seus quadros, desde a esquerda mais aguerrida até partidos mais conservadores. Administrar tudo isso, não será uma tarefa tão fácil, mas pelos resultados que Confúcio conseguiu em Ariquemes trabalhando com forças tão dispares, a tendência é que consiga compatibilizar as coisas.

 

Via Direta

*** Os deputados estaduais votam Orçamento do Estado nesta semana e logo em seguida entram em recesso *** Lembrando que nesta quarta-feira tem a diplomação dos eleitos e o governador Confúcio Moura definiu que esta será uma “semana triunfal”*** E com a desaceleração da economia em 2011, o novo governador fala em economizar até no cafezinho *** Tempos bicudos?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)