Sábado, 25 de julho de 2009 - 18h48
O ar polar entrou com força no sul da Amazônia provocando queda brusca de temperatura. Na cidade de Vilhena, o frio mais intenso em um mês de julho ocorreu há 15 anos.
Daniel Panobianco – Rondônia amanheceu gelada neste sábado. A pior onda de frio dos últimos 15 anos baixou a temperatura para apenas 9,2°C na cidade de Vilhena, de acordo com dados da estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Com ventos de 25km/h, a sensação térmica foi de apenas 3°C na cidade.
Foi em 10 de julho de 1994, quando dados de METAR do aeroporto local reportaram para uma mínima de apenas 5,6°C, quando, na ocasião, uma intensa onda de frio totalmente continental atingiu o Brasil. O recorde de frio em Vilhena é de 3,4°C registrados em 19 de julho de 1975, quando o Brasil teve a sua pior onda de frio, onde o fenômeno da geada foi registrado no sul de Rondônia.
Outras cidades do Estado amanheceram geladas. Em Cacoal, a mínima na estação do INMET foi de 12,9°C. Em Ji-Paraná, o frio também beirou os 13°C em uma estação instalada em uma universidade particular.
Na cidade de Ariquemes, outra estação do INMET reportou mínima de apenas 14,7°C. Na capital, a mínima na Zona Sul foi de 16,7°C em outra estação do INMET.
Estas são as menores temperaturas do ano, até o momento, registradas em Rondônia durante o terceiro evento de friagem.
(Dados: INMET)
(Fonte: De olho no tempo)
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com
Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações