Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Situação fundiária do bairro Industrial é debatida na ALE


Situação fundiária do bairro Industrial é debatida na ALE - Gente de Opinião

A situação da regularização fundiária do bairro Industrial, em Porto Velho, foi debatida na tarde de ontem, segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa. A audiência pública que tratou da questão foi convocada pelo deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) e contou com a participação de parlamentares, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, de autoridades do governo do Estado e da prefeitura e de moradores que residem no bairro.

Jesuíno Boabaid, na condição de proponente da audiência, explicou que há demandas tramitando na Justiça, na 5ª Vara. “Não é justo tirar as pessoas sem indenização”, afirmou, acrescentando que o ideal é encontrar uma saída para não deixar as famílias desalojadas, sem saber para onde ir. Ele disse lamentar que o representante da Prefeitura de Porto Velho ficasse apenas ouvindo as ponderações dos moradores.

Moradores

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Industrial, Neemias Serra, agradeceu a Assembleia Legislativa por abrir espaço para o debate sobre a posse da área hoje ocupada por dezenas de famílias.

A advogada dos moradores, Bruna Pontes, explicou que existe o pedido de desapropriação da área. Ela disse que eram dois lotes para se construir fábricas, o que não aconteceu, e por isso as famílias tomaram posse da área.Situação fundiária do bairro Industrial é debatida na ALE - Gente de Opinião

Bruna Pontes informou que há ordem de reintegração de posse expedida pela Justiça, desde o mês de abril, mas que ainda não foi cumprida. Houve recurso por parte dos moradores, mas não saiu ainda o resultado do pedido judicial.

Ela informou que são 58 famílias que estão há 15 anos na área e defendeu um bom entendimento para se resolver a questão.

Defensoria Pública

O defensor público Valmir Junior Rodrigues parabenizou o deputado Jesuíno Boabaid pela proposta da audiência. Disse ser importante trazer medidas para viabilizar melhorias aos moradores do bairro Industrial.

Ele se colocou à disposição dos deputados para o que for preciso no sentido de ajudar as famílias que anseiam a regularização fundiária o mais rápido possível.

Estado

A diretora executiva da Secretária de Regularização Fundiária (Suder) do governo do Estado, Quílvia Carvalho, elogiou o empenho dos demais órgãos envolvidos para a solução dos problemas fundiários do Estado, e assegurou que o governo está preocupado em resolver esse tipo de litígio, para que as famílias possam viver com tranquilidade em suas casas.

A diretora da Suder ressaltou que o diálogo também deve ocorrer com as empresas que brigam pela propriedade, e disse esperar que seus representantes também venham à mesa de negociações para que tudo saia a contento para todas as partes.

Segundo ela, as pessoas estão dispostas a pagar pelos lotes para permanecerem no bairro Industrial. Já o superintende da Suder, Rubens Nascimento, propôs o desmembramento da área, por ser uma questão fundiária. Pediu a designação de um interlocutor do município para resolver a questão.

Município

O procurador Luiz Duarte disse que foi convocado às pressas para participar do evento. Informou não ter conhecimento sobre os fatos e que estava presente na audiência pública para ouvir e levar ao conhecimento do procurador geral do município de Porto Velho para que sejam tomadas as devidas providências. Colocou a Prefeitura de Porto Velho à disposição para tentar resolver a questão de forma pacífica.

Ministério Público

O promotor de justiça Adilson Donizete disse que o Ministério Público, como fiscal da lei, está acompanhando tudo e se posicionará nos autos do processo que está em trâmite no Judiciário.

Por fim, em comum acordo, foi montada uma equipe para estudar a questão com os representantes da Assembleia Legislativa, da Defensoria Pública, do governo do Estado, do município de Porto Velho e dos moradores do bairro Industrial. O deputado Jesuíno Boabaid agradeceu e disse acreditar na solução plausível para se resolver a questão fundiária do bairro Industrial.

Fonte: Carlos Neves, David Casseb Estagiária. Lorena Sampaio                                                                                 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)