Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Marcos Rogério diz que não há dados efetivos sobre violência


  Marcos Rogério diz que não há dados efetivos sobre violência - Gente de Opinião

Deputado afirma que o País precisa de referências para a adoção de medidas definitivas

Na audiência pública da CPI da Violência Contra Jovens, Negros e Pobres realizada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (6), o deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO) disse considerar de extrema importância o debate sobre o tema. Ele afirmou ser oportuno levar o assunto para debater Brasil afora.

Porém, o parlamentar destacou que as audiências públicas buscam fazer a constatação do problema através de dados de fontes consideradas referenciais, mas que não seriam dados finalísticos que possam servir ao Estado brasileiro para a adoção de medidas definitivas.

De acordo com o deputado, os dados mais recentes são tirados do Mapa da Violência, fonte de estudo que analisa a evolução da violência letal dirigida a adolescentes de 16 e 17 anos de idade, mas que não há dados do próprio governo federal que aponte a realidade do país.

Para Marcos Rogério, a violência no Brasil é gravíssima e precisa ser enfrentada por todas as esferas de governo, pelas famílias e pela sociedade como um todo.

“Não há como enfrentar sem ter passado por esses níveis. Afastar a família desse debate é ignorar a célula mais importante da sociedade.
Não se consegue minimizar essa situação sem antes colocar a família em primeiro lugar. O primeiro ambiente social é o ambiente familiar”, declarou o parlamentar.

O deputado disse ser preciso que a sociedade entenda que, para enfrentar o problema da violência no Brasil, é necessário começar do berço. Segundo o parlamentar, a sociedade precisa fazer seu reconhecimento, o Estado precisa de ações efetivas, reconhecendo a extensão do problema e adotando medidas que sejam capazes de, se não resolver o problema, que pelo menos os minimizem.

Maioridade penal

A favor do projeto que aprova a redução da maioridade penal, Marcos Rogério defendeu que a proposta do Congresso não é colocar adolescente na cadeia. Segundo o parlamentar, o que se vê é uma medida de meio termo e que ainda é necessária uma discussão muito ampla para o debate do tema.

Marcos Rogério declarou que, para ele, existem quatro tipos de pessoas
que são contra a redução da maioridade penal.

“Aqueles que são contra por ideologia, os que são governo, os que são contra porque são criminosos e os que tem a intenção de ser criminoso”, disse.

O deputado afirmou que só vai para a cadeia quem comete crime, e acrescentou que a lei que defende a redução da maioridade penal deverá analisar se o adolescente tem consciência do caráter lícito ou ilícito da conduta e a proporcionalidade da pena.

“Não estamos dizendo que vamos levar para cadeia jovem que joga pedra no telhado, mas quem sequestra, estupra, tortura, mata. Isso não é ser adolescente, é criminoso. Prefiro o choro de quem é contra a lei do que o choro de quem perde um filho assassinado por um adolescente”, declarou.

Marcos Rogério concluiu dizendo que a idade da maioridade ainda continua sendo 18 anos e o que se coloca é uma exceção referente aos crimes de caráter hediondo.

Fonte: Juliana Martins
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)