Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Dia histórico para Polícia Militar do Estado de Rondônia


Dia histórico para Polícia Militar do Estado de Rondônia - Gente de Opinião

Na última quarta-feira, 28 de janeiro de 2015, entra para a história da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Projetos de Leis para a valorização da carreira dos Militares Estaduais foram aprovados na Assembleia Legislativa.

O Governador do Estado, Confúcio Moura, atendendo a necessidade de reorganizar a remuneração e a carreira dos militares estaduais, enviou projetos a Assembleia Legislativa, que contemplou melhorias desejadas há muito tempo.

Durante a manhã, a galeria e corredores da Assembleia Legislativa ficaram lotados de Policiais e Bombeiros Militares, que assistiram a votação dos projetos, e comemoraram a aprovação. Comitivas de Policiais Militares vieram de todas as partes do Estado: Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Ariquemes e Guajará-Mirim, entre outras localidades, e juntaram-se aos de Porto Velho.

À tarde, no auditório do Palácio do Governo, uma reunião foi realizada com o vice-governador do Estado, Daniel Pereira, Policiais e Bombeiros Militares, representantes de Associações e outras autoridades.

Na reunião, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, Coronel PM Fernando Luís Brum Prettz, enfatizou a importância da aprovação dos projetos para os militares estaduais, ocasião que fez um resumo do trabalho realizado para construir uma proposta de consenso e que atendesse as necessidades de todos, oficiais e praças, destacando e agradecendo o empenho do Governador, Confúcio Moura, para que o projeto se tornasse realidade.

O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Delegado Antônio Carlos dos Reis, e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, também agradeceram o empenho de todos, para que os objetivos fossem alcançados no tempo certo.

Segundo o secretário adjunto da Casa Civil, Vitorino Cherque, apesar do momento de contingência vivenciado pelo estado, a área de segurança não foi afetada, o que significa que o valor dos profissionais do setor é reconhecido.

Daniel Pereira

O vice-governador, Daniel Pereira, afirmou que a vitória é fruto da união e do reconhecimento ao valor que a Segurança Pública tem para o Estado: a união proporcionou avanços. Ele também recordou que outros benefícios para os militares estaduais, tais como o auxílio saúde e fardamento, foram alcançados com projetos de leis de sua autoria, quando foi Deputado Estadual.

Representando, as associações, Nágila Maria, afirmou que pela primeira vez o comando da Polícia Militar chamou as associações para debater temas de interesse da categoria, e completou dizendo: eu tiro o chapéu para o Coronel Prettz.

Na reunião também estiveram presentes: o Ouvidor Geral, Vicente Moura; o Deputado Estadual, Edson Martins; o Deputado Estadual eleito, Cleiton Roque.

Histórico do projeto

O projeto que reestruturou a remuneração da carreira dos militares estaduais foi construído ao longo de vários anos. Comissões de estudos, com Policiais e Bombeiros Militares, verificaram a situação remuneratória e fizeram uma comparação com os vencimentos dos demais estados do Brasil, concluindo que existia uma defasagem nos postos e graduações, fato que gerava desestímulo para a progressão na carreira militar, visto que a diferença de salário, entre algumas graduações e postos, era pequena.

Estudos, comparações, planilhas e projetos foram elaborados. Muito trabalho realizado, contudo, as mais diversas dificuldades sempre impediam que as propostas se tornassem realidade.

Em 23 de abril de 2014, assumiu o Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, o Coronel PM Fernando Luís Brum Prettz. Logo após, ele foi procurado pelos presidentes de associações que lhe explicaram a situação salarial, e a necessidade de realizar um planejamento para conseguir reestruturar a remuneração dos militares estaduais. O Coronel PM Prettz, diante desta situação, na qual encontrou muitos oficiais e graduados desmotivados, elegeu como uma de suas prioridades de comando, a reorganização salarial da Corporação.

Nesta batalha, o Coronel PM Prettz visitou todas as grandes unidades da PM, no interior e na capital, reunindo os Policiais Militares e Associações para apresentar as propostas da Instituição, e ao mesmo tempo, escutar as necessidades da tropa. Como resultado, de suas visitas, o Comandante Geral, ouviu muitos pedidos para a extinção do serviço voluntário e a reorganização salarial. Apresentações sobre a situação da remuneração da carreira militar foram realizadas para autoridades estaduais, iniciando para os Conselheiros do Tribunal de Contas.

Estudos

Após suas visitas, uma proposta final foi elaborada e apresentada ao Governador do Estado, Confúcio Moura, que encaminhou para a Mesa de Negociação do Governo, visando os estudos de impactos financeiros e adequação a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Terminada esta fase, várias reuniões se sucederam para superar os óbices que se apresentavam após os estudos. Vencidos todos os obstáculos, uma proposta foi construída e apresentada para as Associações que representam os militares estaduais e seus familiares. Depois de muito debate, as associações concordaram com a proposta.

Depois de um longo período, muita determinação e estudos, finalmente o trabalho construído com a participação de todos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Associações foi finalizado, e encaminhado ao Governo. A minha parte, como Comandante Geral, eu fiz!, afirmou o Coronel PM Prettz, com o sentimento de dever cumprido.

Sensibilizado pelas necessidades das Corporações Militares, o Governador Confúcio Moura, enviou o projeto para a Assembleia Legislativa, que foi votado em Sessão Extraordinária e aprovado pela unanimidade dos Deputados Estaduais presentes, demonstrando o reconhecimento das autoridades políticas na valorização dos Militares Estaduais de Rondônia, o que resultará em profissionais mais motivados para a prestação dos serviços de Segurança Pública, visando prevenir e combater a violência e a criminalidade em nosso Estado.

Fonte: Lenilson Guedes

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)