Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Reforma Política é debatida na XII Conferência Advogados


O maior evento da advocacia rondoniense encerrou ontem, sexta-feira (22). Após dois dias de debates com renomados juristas brasileiros e temas altamente relevantes para o cenário jurídico, a XII Conferência dos Advogados de Rondônia “Acesso à Justiça – Desafios da Advocacia na Busca de uma Sociedade mais Justa”, finalizou o ciclo de painéis com a explanação do tema “Reforma Política”, ministrado pelo secretário-geral do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Cláudio Pereira de Souza Neto.

A exposição de Claudio Pereira Neto aconteceu após as brilhantes palestras dos ministros do STJ, Antônio Carlos Ferreira – que tratou do tema “Quinto Constitucional” – e Luis Felipe Salomão – que discorreu sobre o “O Judiciário do Futuro”.

Defendendo a realização de uma reforma política no país, o secretário-geral da OAB afirmou que o atual sistema eleitoral propicia a influência do poder econômico resultando nas desigualdades existentes na sociedade na esfera política. “É necessário acabar com o investimento de empresas em campanhas eleitorais e partidos políticos. Infelizmente o que temos visto é o financiamento visando o benefício em licitações”, reitera Claudio Pereira.

Ao falar sobre o chamado financiamento democrático das campanhas eleitorais, que consiste na possibilidade de financiamento empresarial, empreiteiras, bancos e limite nominais para doação de pessoas físicas, Cláudio ressaltou o julgamento da Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) 4.650, proposta pelo Conselho Federal da OAB, que trata da proibição do investimento empresarial para o financiamento de candidatos e partidos políticos.

Cláudio Pereira pontua que a aprovação do projeto de Reforma Política seria positiva, pois o processo de transferência dos votos na legenda seria alterado dificultando a eleição de pessoas com fraca vivência política que se elegem devido as grandes transferências de votos. “Dados alarmantes nos mostram que apenas 7% dos deputados federais são eleitos com votos próprios, os outros 93% com votos transferidos. Isso é um sério problema do voto proporcional que acaba elegendo diversos candidatos desconhecidos com poucos votos”.

Finalizando sua apresentação falou sobre o sistema proposto pela OAB juntamente com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e mais de cinquenta entidades representativas da sociedade civil, que visa a eleição proporcional em dois turnos.

De acordo com a proposta, o eleitor votaria em primeiro turno no partido que possui ideologia partidária na qual ele se identifica e depois, com o resultado das urnas o partido disponibilizaria a lista dos candidatos correspondente ao dobro do número de cadeiras as quais ela terá na Câmara, e com esta lista, o eleitor votaria no seu candidato preferido.

“Com este prática, haverá uma drástica redução do número de candidatos, pois só ingressariam na política pessoas que têm ideais partidários e ideológicos e ainda reduz drasticamente o gasto com campanhas, que hoje é milionário em nosso país”, resumiu o secretário-geral da OAB.

Ao fim dos painéis foram entregues placas de agradecimento pela participação no evento, aos conferencistas do dia: os ministros do Supremo Tribunal de Justiça Antonio Carlos Ferreira e Luis Felipe Salomão e o secretário-geral do CFOAB, Cláudio Pereira de Souza Neto.

Logo depois uma sessão de autógrafos do livro “Direito Privado: Teoria e Prática” que está em sua segunda edição, de autoria do ministro do STJ, Luis Felipe Salomão, encerrou com chave de ouro a programação do evento que foi considerado um sucesso total pelo Conselho Seccional da OAB e por todos os que participaram da Conferência.

Fonte: Eficaz

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)