Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Tecnologia

Pesquisador rondoniense é finalista na premiação nacional de ciência e tecnologia edição 2023.


Dr. Luiz Francisco Machado Pfeifer - Gente de Opinião
Dr. Luiz Francisco Machado Pfeifer

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) publicou a lista dos(as) candidatos(as) finalistas da Etapa Nacional da 2ª edição do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”.

O Prêmio é uma iniciativa do CONFAP, com patrocínio exclusivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e premia pesquisadores(as) que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. O Prêmio também reconhecerá a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CT&I e a sociedade brasileira.  

Rondônia está entre os finalistas da premiação nacional, representada pelo pesquisador Dr. Luiz Francisco Machado Pfeifer, que tem o apoio institucional da FAPERO e está entre os contemplados no prêmio CONFAP na categoria inovação no setor público.O pesquisador é amparado em torno de 80% pela FAPERO na realização de suas pesquisas.

O pesquisador agradeceu o Governo de Rondônia pelo incentivo e apoio na realização de suas pesquisas através do fomento da Fundação de Amparo (FAPERO).

Em 21 de novembro de 2022 ocorreu a premiação FAPERO "Dr. Wilson Veneziano", onde o pesquisador Dr. Francisco Machado Pfeifer foi premiado na categoria Pesquisador Inovador. Em janeiro de 2023 a CONFAP, que representa todas as Fundações de Amparo à Pesquisa e à Ciência do Brasil, elegeu os pesquisadores finalistas à premiação nacional que ocorrerá em 23 de março na cidade de São Paulo. O pesquisador Luiz Francisco Machado Pfeifer representará a FAPERO no evento e consequentemente o estado de Rondônia.

O Dr. Luiz Francisco Machado Pfeifer atua na Embrapa-RO. É médico veterinário, Doutor em Melhoramento e Reprodução Animal; Pós-Doc pela (University of Saskatchewan, Canadá) e na UFPel/RS (Faculdade de Veterinária). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq, Amazonpec. É docente em 3 Programas de Pós-graduação: 1. Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), 2. Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA, UNIR/RO), e 3. Sanidade e Produção Animal (PPGPA, UFAC/AC). Atua nas linhas de pesquisa: Saúde uterina e eventos da ovulação que afetam a fertilidade de bovinos e desenvolvimento de ferramentas e ativos de inovação que visam melhorar a fertilidade de vacas de leite e corte.

No canal da FAPERO no Youtube a mensagem na íntegra de agradecimento do pesquisador Luiz Francisco Machado Pfeifer:

https://youtu.be/Hh5tsaJpQx0

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

5º Encontro da Rede Nacional de Processos do Sistema Sebrae acontece em Porto Velho

5º Encontro da Rede Nacional de Processos do Sistema Sebrae acontece em Porto Velho

O Sebrae em Rondônia sediou, nesta quinta-feira (13), o 5º Encontro da Rede Nacional de Processos do Sistema Sebrae. O evento, realizado em Porto Ve

Plataforma Valorize chega para transformar a forma como projetos sociais são concebidos, financiados e executados no Brasil

Plataforma Valorize chega para transformar a forma como projetos sociais são concebidos, financiados e executados no Brasil

A Valorize Projetos, empresa especializada na elaboração de projetos, captação de recursos e prestação de contas, anuncia hoje um marco decisivo em

Sebrae RO leva inovação e bioeconomia amazônica ao Web Summit Lisboa

Sebrae RO leva inovação e bioeconomia amazônica ao Web Summit Lisboa

Rondônia marcou presença no maior evento mundial de tecnologia e inovação, o Web Summit, realizado em Lisboa, Portugal, consolidando o estado como u

Inova Norte 2025 faz Porto Velho respirar tecnologia e inovação nos negócios

Inova Norte 2025 faz Porto Velho respirar tecnologia e inovação nos negócios

O Inova Norte 2025 transformou Porto Velho no epicentro da tecnologia e inovação na Amazônia nos dias 6 e 7 de novembro. O evento, que consolidou a

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)