Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Tecnologia

Legado olímpico: tecnologia que promete revolucionar o dia a dia devolvida para os jogos envolve robô e reconhecimento facial


Legado olímpico: tecnologia que promete revolucionar o dia a dia devolvida para os jogos envolve robô e reconhecimento facial - Gente de Opinião

Além de histórias de superação, medalhas e momentos de grandes emoções, as Olimpíadas de Tóquio mostraram que é possível superar os desafios que vivemos com a pandemia da Covid-19. E que a tecnologia e a inovação são aliadas importantes nessas conquistas. O Japão já é, há tempos, reconhecido como uma das nações mais inovadoras do mundo e mostrou que ainda tem muito mais a oferecer durante as semanas das competições.



Robôs, inteligência artificial e reconhecimento facial foram algumas das disrupções que surpreenderam o planeta. Algumas dessas tecnologias já estão presentes em nosso dia a dia e devem ser aperfeiçoadas e cada vez mais frequentes. Outras devem entrar em nossas vidas já nos próximos anos. Outros são sonhos para mais a frente, como veículos autônomos. Em qualquer um desses cenários, no entanto, a lição é de que o futuro nunca esteve tão próximo.



E esse futuro está cada vez mais próximo de um cenário "pós-covid". O mundo terá mudado, mas com muitas lições aprendidas, desde o dia a dia, adaptando a rotina para o home office, por exemplo, mas também criando protocolos de segurança e tecnologias que evitam o contato social e o toque.



Veja algumas inovações utilizadas nos Jogos Olímpicos de Tóquio:

 

Veículos autônomos - Cerca de 100 deles foram usados para percorrer rotas diversas, como do aeroporto à vila olímpica e ao redor de diferentes instalações olímpicas em Tóquio. De acordo com os relatórios, o governo planejou ter cerca de 100 veículos autônomos em serviço durante este período específico. Esse sistema será a base para a rede de transporte público, que deve ser copiado em grandes capitais do mundo.

 

Reconhecimento facial - A tecnologia de reconhecimento facial já é usada em diversas estruturas, desde celulares até bancos. Nos jogos, ela foi usada na triagem de segurança de atletas, membros da equipe e outros indivíduos. Embora originalmente planejado para fins de segurança, após o surto mundial de covid-19, esse processo de triagem de segurança sem toque se torna ainda mais útil na prevenção do coronavírus.

 

Robôs - Os atletas ficaram impressionados e encheram as redes sociais com os robôs presentes nos jogos. Eles atenderam os visitantes, transportaram bagagem e forneceram informações sobre o evento, etc. Alguns deles serão reaproveitados em serviços como hotéis, por exemplo, ou turísticos, com informações sobre pontos de visitação, horários e preços.

 

Fim das barreiras de comunicação - A capital japonesa não pode receber turistas e visitantes por conta da Covid, como se sabe. Antes, no entanto, os organizadores desenvolveram aplicativos de tradução simultânea para evitar qualquer tipo de barreira linguística. A inovação não pode ser colocada em prática agora, mas será um importante legado para o turismo mundial e a população em geral.

 

Vestimenta - Algumas marcas também investiram no desenvolvimento de tecnologias que devem chegar em breve nas lojas para os usuários, mas estrearam nos jogos. A Ralph Lauren introduziu uma tecnologia que detecta a temperatura corporal e dispersa o calor da pele do usuário por meio de um dispositivo. A tecnologia é a mesma usada para resfriar computadores superpotentes.



*Natasha de Caiado Castro é fundadora e CEO da Wish International, especialista em inteligência de mercado, Content Wizard e Investor. É também Board Member da United Nations e do Woman Silicon Valley Chapter.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lançamento de foguetes de garrafa PET une ciência e diversão para estudantes do Programa PartiuIF em Colorado do Oeste

Lançamento de foguetes de garrafa PET une ciência e diversão para estudantes do Programa PartiuIF em Colorado do Oeste

Estudantes do Programa PartiuIF, em Colorado do Oeste, participaram de uma oficina especial que uniu conhecimento científico e muita empolgação: o l

Bee Hackathon movimenta o ecossistema de inovação em Vilhena com maratona de criatividade e tecnologia

Bee Hackathon movimenta o ecossistema de inovação em Vilhena com maratona de criatividade e tecnologia

De 13 a 15 de junho, a cidade de Vilhena foi palco de uma grande maratona de inovação: o Bee Hackathon.  A iniciativa foi realizada pelo Hubee, Esco

NBS Telecom garante conectividade de alto desempenho na Rondônia Rural Show 2025

NBS Telecom garante conectividade de alto desempenho na Rondônia Rural Show 2025

A 11ª edição da Rondônia Rural Show superou todas as expectativas: foram mais de 430 mil visitantes, com R$ 5,1 bilhões em negócios fechados — o mai

 Assistentes de Inteligência Artificial abrem novas oportunidades de negócios para as empresas

Assistentes de Inteligência Artificial abrem novas oportunidades de negócios para as empresas

1A inteligência artificial deixou de ser uma ideia futurista para se tornar e consolidar como uma tecnologia do presente e, mais do que isso, uma va

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)