Segunda-feira, 7 de julho de 2025 - 13h51

Com foco em eficiência,
transparência e acessibilidade, o Governo de Rondônia tem desenvolvido
importantes sistemas e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
que modernizam a administração pública e tornam o atendimento mais fácil, ágil
e próximo do cidadão.
Nos últimos cinco anos de atuação, a
Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) tem
atuado para promover uma transformação digital do governo de Rondônia.
Entre os destaques está o Portal do Cidadão, uma
plataforma que unifica mais de 150 serviços do “Tudo Aqui”, como agendamentos
para emissão de RG, solicitação da CNH definitiva e passe livre. A solução
facilita a rotina do cidadão com serviços online, acompanhamento das etapas de
atendimento e um canal direto para comunicados e avisos oficiais.
Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esses avanços tecnológicos
fortalecem a gestão e beneficiam diretamente os cidadãos. “As soluções
tecnológicas e projetos representam um governo mais moderno e presente. A tecnologia
tem transformado o dia a dia das pessoas, garantindo mais acesso, transparência
e eficiência.”
PARCERIAS
Além das soluções próprias, a Setic desenvolve sistemas e plataformas digitais
em parceria com diversas secretarias estaduais, ampliando o alcance da
transformação digital em diferentes áreas do governo.
Departamento Estadual de Trânsito (Detran):
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção
da Amazônia (Censipam):
Superintendência Estadual de Turismo (Setur)
Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO)

Secretaria de Estado da Assistência e do
Desenvolvimento Social (Seas):
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental
(Sedam):
Para o superintendente da Setic, Delner Freire, os
resultados dos últimos cinco anos demonstram a importância da tecnologia como
aliada da gestão pública. “Mais do que desenvolver sistemas, nosso papel tem
sido garantir que a transformação digital aconteça de forma estratégica,
facilitando a vida de quem usa e de quem presta o serviço público. A inovação,
aqui, é feita com propósito”, destacou.
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ainda depende de ramal fixo e aparelhos antigos? Chegou a hora de migrar para a telefonia IP
Aos poucos, e muitas vezes sem aviso, os sistemas de telefonia tradicionais estão se tornando obsoletos. Empresas que ainda dependem de aparelhos fixo

Ainda depende de ramal fixo e aparelhos antigos?
Aos poucos, e muitas vezes sem aviso, os sistemas de telefonia tradicionais estão se tornando obsoletos. Empresas que ainda dependem de aparelhos fixo

Dos anos 90 para cá, a tecnologia tem avançado com bastante rapidez e está presente no nosso dia a dia. Seja um condomínio com portaria eletrônica,

Anotações em post-its, recados soltos por e-mail, planilhas manuais e ligações que caem em números desatualizados. Para muitas empresas, esse cenári
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)