Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Tecnologia

Estudantes do Campus Zona Norte desenvolvem jogo inclusivo que ensina ODS a crianças autistas


Estudantes do Campus Zona Norte desenvolvem jogo inclusivo que ensina ODS a crianças autistas  - Gente de Opinião

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, busca a formação de profissionais com sensibilidade social, visão crítica e capacidade de inovação. Uma das mais recentes expressões desse compromisso foi a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "ODS Adventure: Uso da Gamificação no Ensino dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para Crianças Autistas", desenvolvido pelos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet: Gabriel Morais e Daniel Gaio.

Orientado pelos Professores Ivanilse Calderon e Felipe Maia, o projeto propõe uma solução tecnológica inclusiva para um desafio real: promover o acesso de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Para isso, os estudantes desenvolveram o protótipo de um jogo educacional no estilo RPG, que utiliza recursos de gamificação como ferramenta pedagógica acessível, lúdica e significativa para esse público.

A proposta foi estruturada com base no Design Thinking e no modelo Double Diamond, conduzindo todas as etapas do desenvolvimento — da empatia com o público-alvo à entrega do protótipo funcional. O jogo está, atualmente, em fase de avaliação por especialistas como psicopedagogos, terapeutas e educadores, que analisam sua aplicabilidade e impacto na aprendizagem.

Para Gabriel Morais, a experiência foi transformadora: “Desenvolver o ODS Adventure foi muito especial. A ideia de criar um jogo que ensina os 17 ODS para crianças autistas nos motivou desde o começo. Aprendi muito, não só sobre programação, mas também sobre inclusão e como a tecnologia pode ter um papel social importante”. O acadêmico também destacou o desejo de seguir aprimorando a proposta: “Os próximos passos envolvem desenvolver o jogo por completo, testá-lo com crianças autistas da educação básica e registrá-lo no INPI”.

Daniel Gaio, coautor do projeto e estudante autista, trouxe uma dimensão ainda mais profunda à proposta. “Como autista, esse projeto teve um significado ainda maior pra mim. Pude usar minha experiência pessoal pra ajudar a pensar em como o jogo poderia ser mais acessível e acolhedor. Aprendi muito sobre como adaptar a tecnologia pra diferentes formas de aprender”, afirmou.

A apresentação do trabalho foi acompanhada por uma banca avaliadora composta pelos docentes Mariela Tamada, Alan Jhone, Renato Almeida e Francelena Arruda, que destacaram a relevância e a sensibilidade da proposta. Para Alan Jhone, Coordenador do Curso de Sistemas para Internet, o trabalho representa “uma significativa contribuição para a educação ao integrar dois temas de extrema relevância: os ODS e a educação inclusiva”. Ele também ressaltou o comprometimento da equipe e o potencial prático da iniciativa.

A Professora Mariela Tamada apontou que o projeto foi construído de forma transversal, com base em diversas disciplinas do curso, destacando sua criatividade e propósito social. Já a Professora Francelena Arruda avaliou que a proposta atende de forma adequada às necessidades pedagógicas de crianças com TEA, promovendo o equilíbrio entre estímulo e desafio no processo de aprendizagem.

O percurso dos estudantes, especialmente o de Daniel Gaio, foi acompanhado com proximidade e afeto pela psicopedagoga Alderlene da Silva Costa, que relatou o impacto emocional de ver o projeto chegar à defesa. Para ela, o trabalho é fruto de acolhimento, parceria e superação. “Daniel enfrentou inúmeros desafios ao longo do caminho, mas sua conquista é prova de que, com apoio e sensibilidade, é possível superar barreiras. O papel de Gabriel também foi essencial, não apenas como parceiro de trabalho, mas como suporte afetivo e acadêmico”. Alderlene também destacou a presença constante da família de Daniel como base fundamental para que ele não desistisse. “Cada pequena conquista foi uma grande vitória”, completou.

Mais do que uma entrega acadêmica, o ODS Adventure reafirma o papel do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte como instituição comprometida com a formação cidadã, ética e inclusiva. Os docentes apontam que projetos como esse mostram que a tecnologia, quando orientada por valores humanos, pode se transformar em ponte entre conhecimento, empatia e transformação social.

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos do Zona Norte desenvolvem aplicativo para rotas inteligentes em Porto Velho

Acadêmicos do Zona Norte desenvolvem aplicativo para rotas inteligentes em Porto Velho

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, apresentaram, no dia 6 de junho

NBS Telecom investe em talentos locais para sustentar crescimento regional

NBS Telecom investe em talentos locais para sustentar crescimento regional

Na NBS Telecom, o crescimento da infraestrutura caminha lado a lado com o desenvolvimento das pessoas. Ao expandir sua atuação por Rondônia, Acre e

Lançamento de foguetes de garrafa PET une ciência e diversão para estudantes do Programa PartiuIF em Colorado do Oeste

Lançamento de foguetes de garrafa PET une ciência e diversão para estudantes do Programa PartiuIF em Colorado do Oeste

Estudantes do Programa PartiuIF, em Colorado do Oeste, participaram de uma oficina especial que uniu conhecimento científico e muita empolgação: o l

Bee Hackathon movimenta o ecossistema de inovação em Vilhena com maratona de criatividade e tecnologia

Bee Hackathon movimenta o ecossistema de inovação em Vilhena com maratona de criatividade e tecnologia

De 13 a 15 de junho, a cidade de Vilhena foi palco de uma grande maratona de inovação: o Bee Hackathon.  A iniciativa foi realizada pelo Hubee, Esco

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)