Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Programa de incentivo ao empreendedorismo pontua importância de geração de novas empresas de base tecnológica


niciativa foi promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - Gente de Opinião
niciativa foi promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

Buscando estimular empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Estado de Rondônia a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa Rondônia (Fapero) e mais sete instituições se reuniram na manhã de terça-feira (29) no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Porto Velho, para transformar ideias em negócios.

A iniciativa foi promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Fundação Certi e Fapero.

O representante da Finep, o analista de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada, Luiz Coelho participou do evento e esclareceu sobre a importância do desenvolvimento e financiamentos para o Estado de Rondônia.

A vinda do analista da Finep a Rondônia visa fomentar o programa “Centelha Rondônia” II/ MCTI que é um programa de incentivo ao empreendedorismo de ação descentralizado da Finep, órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia. Por meio do programa, as FAPs entidades que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, neste caso a Fapero são consultadas para a captação de projetos onde Finep disponibiliza parte dos recursos para financiamento.

“A ideia do programa” Centelha Rondônia” II/MCTI é que com esse somatório de ideias nos consigamos captar projetos que a gente não conseguiria enxergar. O objetivo do programa é observar o que acontece nas instituições, universidades e nos centros de pesquisas que poderiam virar negócios. Aqui em Rondônia existe um potencial enorme de agregação de valor baseado no desenvolvimento sustentável, produtos específicos da região como o tambaqui e o café Conilon que já existem e podem alavancar a economia”, disse Luiz Coelho.

As inscrições do programa “Centelha Rondônia II” se encerram no dia 18 de abril

Entre os objetivos principais do programa Centelha, estão: a geração de novas empresas de base tecnológica; a geração de inovações que sejam de interesses sociais e empresariais; e a formação da cultura do empreendedorismo inovador, a fim de fortalecer os ecossistemas de inovação do país.

O presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, destacou sobre a importância dos editais de fomento para incentivar ideias empreendedoras e gerar novas empresas de base tecnológica.

“Precisamos que a população acredite e não desmereça suas ideias inscrevendo-as no programa “Centelha Rondônia”. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar. Queremos articular com as empresas e indústrias sobre transformação digital, para mulheres da Amazônia com o edital da Finep Prêmio Mulheres Inovadoras 3ª Edição (http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/672), também existe edital específico para a Bioeconomia e Transformação Digital da Amazônia (Finep Amazônia)(http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/669). Durante muitos anos a Finep não chegava em Rondônia e agora fizemos esse esforço e estamos sendo atendidos”, contou o Presidente da Fapero.

As inscrições do programa “Centelha Rondônia II” se encerram no dia 18 de abril de 2022. Até o momento 66 ideias foram inscritas, e serão selecionadas 22 propostas que receberam apoio financeiro no valor de R$ 53.636,00 em apoio financeiro e R$ 26.000,00 em bolsa de apoio técnico, além de capacitações, networking com parceiros e suporte para alavancar o negócio. Na sua primeira edição, o programa Centelha esteve presente em mais de mil municípios brasileiros. Foram cerca de 15.400 ideias submetidas, que representam mais de 22 mil cadastros no Sistema Centelha e 38 mil empreendedores inscritos no programa.

Conheça o edital e inscreva a sua ideia acessando o link: https://programacentelha.com.br/ro/

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já fecharam contrato em Rondônia para serem atendidas pelo Brasil Mais Produtivo, programa coordenado pelo Governo Federal, e que t

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

"De ambulante à empresária", este é o título da palestra que Romária Pessoa da Silva ministra atualmente e inspira centenas de pequenos empreendedores

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

A nova Reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professora Marília Pimentel, foi convidada pela Federação das Entidades Estaduais de Micr

Saiba como e onde buscar seu empréstimo no programa “ACREDITA”

Saiba como e onde buscar seu empréstimo no programa “ACREDITA”

O programa ACREDITA, lançado pelo Governo Federal na última terça-feira (22), tem como principal meta o fortalecimento econômico da categoria  que ma

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)