Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Todos empreendedores e artesãos do Giro têm a oportunidade de participar do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem)


Romária inspira centenas de pequenos empreendedores - Gente de Opinião
Romária inspira centenas de pequenos empreendedores

"De ambulante à empresária", este é o título da palestra que Romária Pessoa da Silva ministra atualmente e inspira centenas de pequenos empreendedores. Sempre em movimento, sua jornada iniciou nas ruas de Porto Velho, pelo comércio, cartórios, clínicas em que ela vendia seus bolos de pote. A virada de chave surgiu com a oportunidade de participar do Giro Empreendedor, quando ela percorria a cidade com as feiras. Hoje, uma empresária do ramo de doces e acostumada com o movimento, já abriu duas lojas que oferecem, além do bolo que é carro-chefe da casa, cafés da manhã e lanches.

GIRO EMPREENDEDOR

O fomento à economia solidária, a geração de renda e a possibilidade de mudança de vida são alguns dos objetivos da feira de artesanato itinerante "Giro Empreendedor", criada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), através do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico (DDS).

Em 2018, Romária saiu de Rio Branco, no Acre, para morar em Porto Velho. Inicialmente, passou a vender bolos de pote na rua, como ambulante. Romária não tinha pretensões de empreender, mas a demanda por seus bolos de pote cresceu e, durante a pandemia, ela vendeu por delivery. De ambulante, ela passou a participar de feiras e se encontrou no Giro Empreendedor, fazendo sucesso com seus quitutes doces, bolos e ovos de páscoa.

A oportunidade de expor na feira itinerante vai além da venda, podendo ser o cartão de visitas de um profissional, seja do ramo de doces, salgados, plantas ou artesanatos, o contato do pequeno empreendedor com o público é transformador.

A

Bolos vendidos na rua deram início ao négocioBolos vendidos na rua deram início ao négocio

 primeira vez que Romária participou da feira foi marcante. "Me cadastrei e na mesma semana já fui chamada para participar, levei tudo que tinha pronto, cheguei às 16h na Praça das Três Caixas d'Água e às 18h já tinha vendido tudo, aquilo me deixou impactada, já queria ir todos os dias pro Giro".

"Digo que o porta-voz da nossa empresa foi o Giro, passei a ser conhecida por estar na feira em diversos lugares, girando pela cidade, nas praças, shopping, mercado cultural, no Ifro, começamos a conhecer novos clientes. Fora os treinamentos que recebemos, os incentivos".

"O Giro ajudou a mudar minha visão e passar por um processo como uma escada, degrau por degrau, para chegar aonde chegamos. Eu falo muito do Giro no Instagram e tenho alunos do Acre, que sempre perguntam sobre o Giro, se só tem em Porto Velho, e sim, a Prefeitura de Porto Velho oferece esse apoio na feira e para capacitações, é uma referência na região", relembra Romária.

CAPACITAÇÃO

Empresários e artesãos do Giro Empreendedor recebem capacitaçãoEmpresários e artesãos do Giro Empreendedor recebem capacitação

Todos os empreendedores e artesãos do Giro Empreendedor têm a oportunidade de participar do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem), um dos serviços da Semdestur focado no empreendedor.

Segundo o DDS, em 2022 foram capacitados 200 empreendedores em três edições. Já em 2023, foram mais de 180 pessoas beneficiadas, em três edições que aconteceram na Praça CEU, na Vila Nova Teotônio e na sede da Semdestur, o “Ela Pode!”, focado em mulheres. As oficinas variaram de "Controle Financeiro", a "Boas Práticas e Manipulação de Alimentos", passando também pelo desenvolvimento pessoal e emocional para aprimoramento de negócios.

Romária relata que a vontade de impulsionar seu negócio surgiu através de uma capacitação. "Até então eu acreditava que ia ser sempre ambulante, feirante, eu não tinha o sonho, uma ideia formada de ter uma loja, mas quando comecei a fazer cursos e treinamentos, minha visão de empreendedora mudou para outro nível".

"Os cursos que seriam pagos, eu fiz pela Prefeitura, foram gratuitos e ajudou muito", diz.

EMPRESÁRIA

Com a visão de mundo ampliada, Romária assumiu sua versão empresária e professora de tudo aquilo que a fez crescer: doces e empreendedorismo.

Bolos no pote fazem sucessoBolos no pote fazem sucesso

"Em 2022, comecei a focar em abrir uma loja. Como ambulante, eram bolos de pote que faziam sucesso, já no Giro Empreendedor, fatias de bolo e o carro chefe: o bolo Red Velvet. Hoje em dia, na nossa loja "Due Love", vendemos os itens que ajudaram a construir minha caminhada no empreendedorismo, mas também já produzimos bolos de até sete andares por encomenda e diversos itens para delivery", conta.

Hoje, em 2024, a loja de doces da Romária tem duas unidades, uma na av. José Vieira Caúla e outra na zona Leste de Porto Velho.

Romária se tornou uma empreendedora de sucesso que, além das lojas, hoje possui cursos de confeitaria presenciais e on-line e é mentora de mulheres empreendedoras.

DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

O Departamento é focado em pequenos empreendedores, capacitação, fomento ao comércio, na geração de renda para pessoas em vulnerabilidade que buscam crescer profissional e financeiramente. O Giro Empreendedor mudou a vida da Romária e ainda vai fazer muito mais por todos os mais de 180 empreendedores cadastrados.

Para expor no Giro Empreendedor, não é necessário pagar taxas, e as tendas são disponibilizadas pela Prefeitura. O cadastro é feito através deste formulário aqui ou através do número: (69) 98473-8216, em dias de semana, das 08h às 14h.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae RO quer fortalecer parcerias nos municípios de Rondônia

Sebrae RO quer fortalecer parcerias nos municípios de Rondônia

Aproveitando uma vasta agenda no interior de Rondônia para o lançamento do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024, o diretor-superintendente do Serviço de

Rondônia Marca Presença com Grande Comitiva no 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, em Brasília

Rondônia Marca Presença com Grande Comitiva no 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, em Brasília

Está acontecendo em Brasília o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), um evento que marca o 55º aniversário da Organização das Cooperativ

DET é obrigatório para MEI?

DET é obrigatório para MEI?

A partir do dia 1º de agosto, Microempreendedores Individuais (MEI) deverão ter cadastro atualizado no sistema DET que quer dizer Domicílio Eletrôni

O Comitê Gestor da Reforma Tributária

O Comitê Gestor da Reforma Tributária

A Emenda Constitucional132/23, dentre as significativas mudanças no sistema tributário brasileiro, também estabelece que as competências administrat

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)