Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Mais de 4 mil consumidores renegociaram dívidas no Feirão Nome Limpo em Porto Velho

População compareceu em peso ao Porto Velho Shopping para o Feirão realizado pela deputada Mariana


População compareceu em peso ao Porto Velho Shopping para o Feirão realizado pela deputada Mariana - Gente de Opinião
População compareceu em peso ao Porto Velho Shopping para o Feirão realizado pela deputada Mariana

Durante três dias mais de quatro mil pessoas compareceram ao Porto Velho Shopping para renegociar dívidas atrasadas. Elas participaram do Feirão Nome Limpo, organizado pela deputada federal Mariana Carvalho. O evento contou com a participação de diversos parceiros e deu a oportunidade a milhares de pessoas de tirarem o nome do vermelho antes das festas de fim de ano. 

Mariana Carvalho foi a presidente da Comissão Especial da Câmara responsável pela análise da proposta que, após aprovada, se tornou conhecida como a Lei do Superendividamento.

“Após a nossa contribuição para que a lei fosse aprovada, nada mais justo que torná-la efetiva colocando em prática aquilo que ela prevê como a negociação de dívidas com possibilidade de parcelas reduzidas e que estejam de acordo com a renda do consumidor. Por isso, tive a ideia de organizar o Feirão Nome Limpo”, afirmou.

O Feirão Nome Limpo, idealizado pela deputada, contou com uma grande rede de parceiros. A Fecomércio participou ativamente de toda a organização e logística das cinco edições do feirão realizadas entre outubro e dezembro. Órgãos como a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, o Procon e a Secretaria de Fazenda também estiveram presentes na organização.  A Caerd e a Energisa também deram a oportunidade de negociação aos clientes durante o evento. Serasa, CDL, SPC, Associações Comerciais, Febraban, Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonias) e lojas como a Gazin, Havan e Irmãos Gonçalves também participaram.  

Antes de chegar a Porto Velho, o Feirão passou pelas maiores cidades do interior de Rondônia: Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal. Em quatro edições, mais de 3 mil atendimentos foram realizados nestes municípios.

Mariana lembra que o índice de inadimplência no estado é em torno de 30% e que o Feirão Nome Limpo ajudou mais de 7 mil famílias a terem um Natal mais tranquilo, com seus nomes limpos e podendo voltar a comprar a prazo, por exemplo.

Em Porto Velho, o evento teve a duração de três dias, tendo em vista que a capital do estado tem o maior índice de inadimplência: 40% da população com dívidas ativas atreladas ao seu CPF. De acordo com o Serasa, Rondônia tem mais de 668 mil endividados.

“Queremos dar continuidade aos feirões e ajudar a população a mudar essa realidade, limpar seus nomes e resgatar a dignidade”, garantiu Mariana. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startups de Bioeconomia de Rondônia participam do Inova Amazônia 2024

Startups de Bioeconomia de Rondônia participam do Inova Amazônia 2024

Nos dias 09 e 10 de maio, o Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM), será palco do Inova Amazônia 2024, um evento do Sistema Sebrae que r

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já fecharam contrato em Rondônia para serem atendidas pelo Brasil Mais Produtivo, programa coordenado pelo Governo Federal, e que t

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

"De ambulante à empresária", este é o título da palestra que Romária Pessoa da Silva ministra atualmente e inspira centenas de pequenos empreendedores

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

A nova Reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professora Marília Pimentel, foi convidada pela Federação das Entidades Estaduais de Micr

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)