Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

A Substituição Tributária e o ICMS ST


Dr. Ivo Ricardo Lozekam - Gente de Opinião
Dr. Ivo Ricardo Lozekam

Na prática, a Substituição Tributária se trata do recolhimento antecipado do ICMS. Independente da complexidade e do tamanho da cadeia de circulação, toda arrecadação é feita em uma fase. 

No caso da ST apenas a primeira (ou em alguns casos a última,) faz o recolhimento de todo ICMS que seria recolhido ao longo da cadeia.  O objetivo da ST é facilitar a fiscalização sobre os tributos plurifásicos, que são aqueles que incidem múltiplas vezes dentro da cadeia de circulação de um produto ou serviço. 

Temos a existência de dois elementos distintos, o Contribuinte Substituto e o Contribuinte Substituído. Contribuinte Substituto é o Contribuinte responsável por antecipar a retenção do ICMS e pagá-lo à Receita. Já o Contribuinte Substituído
É o(s) Contribuinte(s)  que recebe(m) e circula(m) a mercadoria cujo tributo já está pago. 

A Substituição Tributária pode ocorrer de duas formas, “para frente” ou  “para trás”
A substituição para frente trata-se da arrecadação antecipada do ICMS, efetuado pela primeira empresa na cadeia de circulação do produto ou serviço.  Já na substituição para trás (ou por diferimento), o que ocorre é o contrário: quem recolhe o ICMS de todos os participantes da cadeia de circulação é a última empresa a participar dela.

O regime de Substituição Tributária pode ser aplicado em operações que envolverem produtos enquadrados na Nomenclatura Comum do Mercosul e que possuírem um Código Especificador da Substituição Tributária (CEST).

 A Margem de Valor Agregado é uma MARGEM DE LUCRO DEFINIDA por cada Sefaz. Em outras palavras é a base de cálculo aplicada pela Fazenda para cobrar o imposto antecipado, estimando um preço de venda final praticado.

O ICMS ST gera crédito acumulado do imposto. Quando o contribuinte demonstra para o fisco que o valor cobrado antecipadamente nas suas compras foi superior ao preço de venda praticado.

 Após a aprovação do fisco, o crédito ST pode ser transformado em crédito de ICMS normal e ser compensado com outros débitos, ou ser transferido para outras empresas. Importante ressaltar que quando devolvido estes créditos não são corrigidos, e que a partir de 2029, nos termos da reforma tributária aprovada, o ICMS passará a ser extinto gradualmente.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O Comitê Gestor da Reforma Tributária

O Comitê Gestor da Reforma Tributária

A Emenda Constitucional132/23, dentre as significativas mudanças no sistema tributário brasileiro, também estabelece que as competências administrat

Mãe empreendedora prospera em Rondônia com incentivo do Governo de RO

Mãe empreendedora prospera em Rondônia com incentivo do Governo de RO

Ter um negócio próspero é muito mais do que uma realização profissional, para muitas mães em Rondônia é sinônimo de proporcionar dignidade, qualidade

Sala do Empreendedor de Nova Mamoré recebe Selo Diamante de referência em atendimento em Rondônia

Sala do Empreendedor de Nova Mamoré recebe Selo Diamante de referência em atendimento em Rondônia

Foram reveladas, na terça-feira (7), as Salas do Empreendedor de todo o Brasil que alcançaram a categoria mais alta do Selo Sebrae de Referência em

ACREDITA: Sebrae tem 30 bilhões em garantia para empréstimos a MEI’s e MPE’s

ACREDITA: Sebrae tem 30 bilhões em garantia para empréstimos a MEI’s e MPE’s

Apoiar os empreendedores na tomada de decisões antes de acessar empréstimos. Com esse objetivo, o Sebrae lançou a página Crédito Consciente - https:

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)