Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 07/06/12


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 07/06/12  - Gente de Opinião
 
SEM ESPERANÇA NO PRESENTE, SÓ
NOS RESTA ESPERAR PELO FUTURO
 
Antes, as vítimas ficavam trancadas dentro de casa, já que os bandidos tomaram conta das ruas, porque não há segurança pública decente e nem lei para colocar os facínoras atrás das grades, por longos anos. Alguns acumulam dezenas de passagens pela polícia. Isso não é suficiente para isolá-los da sociedade.OPINIÃO DE PRIMEIRA - 07/06/12  - Gente de Opinião Porque, embora estudos facciosos e autoridades ingênuas defendam que são poucos os ex presos reincidentes, a vida real prova que isso é uma falácia. São realmente pouquíssimos, os que se regeneram. Incentivados pela impunidade absoluta, os bandidos tornam-se mais audaciosos, cruéis e organizados. Então, ficar dentro de casa não resolve mais. Porque as quadrilhas estão invadindo casas, apartamentos, condomínios fechados, sítios, fazendas. Não há lugar para o brasileiro de bem se sentir seguro. E, vitimado, ainda tem que assistir bandidões soltos rapidamente nas ruas, por decisões judiciais, algumas esdrúxulas, porque esse ou aquele direito do criminoso não foi respeitado. Os direitos do cidadão crucificado nada representam, para os teóricos das ideias mirabolantes, de que os bandido merece a mesma proteção que os cidadãos de bem.
 
O brasileiro comum está perdendo as esperanças. As autoridades de passagem pelo poder discursam, mas nada resolvem. Os responsáveis pelas leis as fazem para proteger criminosos. O Judiciário pune eventualmente, mas no geral, permite – porque têm que cumprir a lei vigente – que facínoras saiam às ruas pouco depois de presos pela enésima vez. Não há segurança nas ruas, nas cidades, dentro de casa. O crime organizado só cresce, o tráfico de drogas é incentivado, a maldade é protegida. Essa geração de governantes nada fará para amenizar a situação. Torçamos para que a próxima o faça. Porque senão, estaremos todos nas mãos do crime.
 
 

 
 
VALTER DE VOLTA?
 
O que fará agora, livre, o ex deputado e ex presidente da Assembleia, Valter Araújo? Essa é a grande pergunta que todos estão se fazendo. Ele pode vir com tudo, tentando retomar seus negócios ou pode ficar quieto, até que as coisas se acalmem? Por seu estilo pessoal, não se imagina um Valter Araújo sem reagir a tudo o que passou. Os amigos que restaram e os que temem que ele possa ainda contar tudo o que sabe, aguardam os próximos passos de um dos mais poderosos políticos que Rondônia teve nos últimos tempos, mas que sucumbiu na Operação Termópilas. O desdobramento do caso ainda vai longe...
 
 
 
 
APOIO ÀS DROGAS
 
Em uma semana, quase 80 quilos de cocaína foram apreendidos em Jaru. Os traficantes, mesmo sabendo dos riscos, continuam levando a droga produzida na Bolívia, passam por Rondônia e a querem levar a outras regiões do país. Imaginando-se que a cocaína pega é uma ínfima parcela de tudo que as quadrilhas transportam,supõe-se o quanto anda o pesadíssimo tráfico de drogas em toda a região. E, no Congresso, são produzidas leis para atenuar penas e proteger quem consome, comercializa e enriquece com as drogas. É o Brasil, lamentavelmente!
 
 
 
 
DIA D
 
O PMDB anuncia para o último dia deste mês de junho, convenção para escolha dos candidatos à Prefeitura e Câmara, em Porto Velho. O presidente Dirceu Fernandes quer a militância mobilizada para o dia 30, um sábado. Se não mudar nada até lá, o candidato peemedebista será mesmo o médico José Augusto. Até o último prazo, o comando do partido, incluindo o presidente regional Valdir Raupp, vai tentar costurar alianças. Por enquanto, não há sinalização sobre quem será o vice na chapa.
 
 
 
 
SEM REJEIÇÃO
 
Partidários da vereadora Mariana Carvalho, têm bons argumentos para considerar que ela tem chances reais de ir ao segundo turno, na Capital. Várias pesquisas realizadas a colocam numa posição ainda distante da ponta, mas com um potencial de crescimento muito grande, enquanto a tendência dos líderes das pesquisas é de queda. Tudo por causa da rejeição. Entre os candidatos considerados de ponta, é ela que aparece com o menor rejeição do eleitorado. E isso tem sido levado em conta pelos que acham que a jovem vereadora e médica têm chances reais.
 
 
 
 
LEÃO
 
Hermínio Coelho é reconhecido com um leão em disputas eleitorais. Não pára. Tem voto, estrutura e muitos apoios. Por isso, o anúncio de sua pré candidatura, mexeu com o marasmo em que a disputa estava sendo tratada. O problema é que para chegar lá, com todas as armas que têm, o atual presidente da Assembleia tem que estar motivado. Tem que estar a fim. Por enquanto, esse ânimo não apareceu. Pode ser que nos próximos dias, Hermínio demonstre o mesmo entusiasmo que sempre teve em suas campanhas vencedoras. Esperemos, pois...
 
 
 
 
GRANDE RAPIDEZ
 
Dias atrás, uma cena inusitada. Um major reformado da PM envolveu-se numa confusão próximo à sua casa, no centro da cidade. Em questão de minutos, com uma rapidez impressionante, apareceram vários policiais e pelo menos duas viaturas para apoiá-lo. Mesmo que ele estivesse errado, porque inclusive puxou uma arma e ameaçou um vizinho. Tivesse a PM a mesma rapidez para atender os cidadãos comuns com que vai em socorro de membros da própria corporação, certamente a segurança pública na cidade estaria muito melhor.
 
 
 
 
PERGUNTINHA
 
A queda dos juros e o endividamento das famílias brasileiras não podem se transformar numa armadilha, deixando o brasileiro comum cada vez mais enterrado em dívidas?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um dia da pátria que mandou recado claro e direto ao poder: não é isto que queremos para nosso Brasil!

Um dia da pátria que mandou recado claro e direto ao poder: não é isto que queremos para nosso Brasil!

          Se havia alguma dúvida sobre o que quer a maioria (mas põe maioria nisso!) dos brasileiros, neste momento da História do nosso país, há o

Voos internacionais para a Amazônia: projeto de Cristiane Lopes pode entrar em votação já em outubro

Voos internacionais para a Amazônia: projeto de Cristiane Lopes pode entrar em votação já em outubro

          Elas querem manter o monopólio, mesmo prestando péssimos serviços e cobrando preços estratosféricos, muito para lá de abusivos. Querem man

O Senado vai enfim tomar o lado do Brasil ou vai deixar nosso país totalmente à deriva?

O Senado vai enfim tomar o lado do Brasil ou vai deixar nosso país totalmente à deriva?

          Qual a legitimidade do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e vários outros réus, num caso em que o principal magistrado é acusado d

Vamos ter que aprender o mandarim, para podermos conversar com nossos novos maiores parceiros?

Vamos ter que aprender o mandarim, para podermos conversar com nossos novos maiores parceiros?

  “私が持っているのは なに”! Decore estas letras no idioma mandarim. Quem sabe em breve elas não farão parte do seu vocabulário? Segundo o Google, a tradução p

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)